Siga-nos!

ciência & tecnologia

Cientistas israelenses descobrem como rejuvenescer sistema imunológico

Estudo pode responder porque o corona vírus é mais letal para população idosa.

em

Rosto de idoso (Foto: JD Mason / Unsplash)

Um estudo feito por um time de cientistas israelenses na universidade Technion, Instituto de Tecnologia de Israel, mostra que a razão do covid-19 atingir fortemente a população idosa está nas pequenas células desenvolvidas na infância, as “células B”.

Os linfócitos B são células produzidas na medula óssea, que produzem anticorpos para combater patógenos como vírus e outras doenças. Melamed e Reem Dowery lideraram a equipe que investiga por que os idosos são mais suscetíveis a casos graves de covid-19 e por que vacinas parecem não ser tão eficazes para os mesmos.

“Quando você é jovem, você tem células jovens, e as células jovens têm uma capacidade muito diversificada de reconhecer qualquer coisa (patogênica) que entra em seu corpo”, disse o professor Doron Melamed, da Technion.

Quando um germe invasor é detectado, as células B são chamadas para “dever ativo” da medula óssea. Uma vez feito o trabalho, elas entram em um “status reservista” ou se transformam em células B de “memória” e esperam na medula óssea até que sejam necessárias novamente.

Uma vez que o sistema imunológico aprende a combater uma doença, as respostas futuras são muito rápidas. Defender novas doenças é complicado para os idosos porque o corpo foi projetado para manter as coisas em equilíbrio ou em um estado de homeostase.

Enquanto as células B no sistema sanguíneo são de curta duração, as células B de “memória” são de longa duração. Então, quanto mais você vive, mais “falhas” você luta e mais células B de “memória” armazena. Isso significa que há menos espaço  para células B novas ou jovens que enfrentariam um novo inimigo, como o corona vírus.

Segundo God TV, o time de pesquisa liderado por Melamed começou a procurar uma forma de liberar um pouco do armazenamento e, assim, abrir espaço para novas células B. A equipe espera encontrar drogas específicas ou tratamentos que possam rejuvenescer esse sistema imunológico.

“Encontramos sinais hormonais específicos produzidos pelas antigas células B, as células de “memória”, que inibem a medula óssea da produção de novas células B. Esta é uma grande descoberta. É como encontrar uma agulha em um palheiro”, disse Melamed.

Trending