Siga-nos!

igreja perseguida

Chinês diz que partido comunista usa “qualquer pretexto” para destruir igrejas

Mesmo igrejas com autorização estatal estão sendo destruídas.

Michael Caceres

em

Three-Self igreja demolida
Igreja da Three-Self sendo demolida (Reprodução)

Uma igreja local que faz parte da organização Three-Self, que tem autorização estatal para funcionar na China, acabou sendo demolida no dia 30 de julho, na província de Hebei, ao ser classificada como”construção ilegal” por autoridades locais.

A igreja tinha capacidade para acomodar 400 pessoas na cidade de Handan e tinha certificado de atividade religiosa, o que permitia seu funcionamento sob controle do Partido Comunista da China (PCCh). Os membros alegam que o governo local insistiu que o certificado “não era suficiente, porque o local era ilegal sem um certificado de uso da terra apropriado”.

Um dos fiéis disse ao Bitter Winter, site especializado em perseguição religiosa na China, que o líder da igreja já estava providenciando o novo certificado exigido, já que a igreja foi construída em 2004. “O governo continuou prometendo lidar com o pedido, mas sempre demorou para aprová-lo”, explicou ele.

“A China é um Estado de partido único e o governo pode se comportar como quiser: uma igreja pode ser demolida sob qualquer pretexto”, disse o membro da igreja. “Durante a Revolução Cultural, igrejas foram arrasadas e os fiéis proibidos de se reunir. A situação é a mesma agora. As igrejas Three-Self não terão escolha a não ser se tornarem igrejas domésticas para manter sua fé”, continuou.

Ele afirmou que mesmo com todos os certificados, o regime de Xi Jinping pode interferir adiando a aprovação de novos certificados necessários para as igrejas. O cristão ainda diz que os governos locais veem como uma conquista política a redução do número de locais de culto.

“Para os governos locais, reduzir o número de crentes e locais religiosos é uma conquista política. Eles tentam todos os meios possíveis para recusar a emissão de certificados, mas as pessoas de fé precisam de lugares para adorar, por isso os constroem. O governo pode demolir igrejas consideradas ilegais a qualquer momento, e os crentes não podem fazer nada a respeito”, disse.

Em 6 de julho, as autoridades de Jinzhuang, no distrito de Congtai, em Handan, demoliram uma igreja dos Three-Self que ocupava mais de 600 metros quadrados. A igreja teria sido construída em 2015 com quase um milhão de RMB (cerca de 140.000 dólares ou 740.000 reais) levantados pelos membros locais. Mesmo com certificado válido de registro de atividade religiosa, o governo local declarou como “construção ilegal”.

Trending