Siga-nos!

ciência & tecnologia

Censura: Twitter exclui milhares de seguidores de perfis de direita

O cancelamento atingiu parlamentares e políticos que são aliados do presidente Jair Bolsonaro.

em

Twitter
Twitter (Foto: Joshua Hoehne/Unsplash)

Nesta segunda-feira (14), um “boicote” realizado pelo Twitter foi denunciado por apoiadores e aliados do presidente Jair Bolsonaro, que tiveram de seus perfis conservadores, milhares de seguidores excluídos.

A exclusão chegou até de perfis como o de Arthur Weintraub, Allan dos Santos e das deputadas Bia Kicis e Caroline Toni.

O atual secretário na Organização dos Estados Americanos (OEA), e ex-assessor de Bolsonaro Arthur Weintraub, chamou a rede social de “plataforma bolivariana”.

A censura foi tão expressiva que a hashtag #TwitterCensura ganhou os trending topics. Além disso, os usuários prejudicados apelidaram o passarinho azul, logo da plataforma, de “red bird” (passarinho vermelho).

O assessor da presidência da República, Felipe Martins, criticou o Twitter e disse que novamente os conservadores estavam perdendo milhares de seguidores sem ter uma justificativa.

Outros parlamentares também reclamaram da censura

A deputada Bia Kicis, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, só percebeu que perdeu seguidores depois da denúncia de seus colegas.

Bia lembrou que tinha alcançado 888 mil seguidores do Twitter, mas somente depois que viu a denúncia da deputada Caroline De Toni que a plataforma havia retirado 11 seguidores dela, e da professora Paula Marisa que tiraram 10 mil seguidores, que ela foi checar sua conta.

“Agora verifico que retiraram 12 mil de mim”, reclamou a parlamentar.

O Twitter afirmou em nota ao portal Metrópoles que o acontecimento se dá a uma medida de segurança, que bloqueia contas ou movimentos suspeitos de indivíduos que não confirmam suas senhas ou número de celular.

“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores. Isso significa que esse número pode oscilar quando fazemos essas checagens regulares globalmente”, diz o comunicado.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending