Siga-nos!

Estudos Bíblicos

5 razões porque você deveria estar estudando teologia

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Salmos 40:8

Neto Gregório

em

Bíblia. (Foto: Pexels por Pixabay)

Estudar teologia não é algo apenas para pessoas que frequentam igrejas, ambientes religiosos, enfim, é para todos. Mas qual motivação para conhecer mais de um Ser Supremo? Vamos apontar apenas cinco razões, entre as muitas que poderíamos enumerar, para você começar a fazer teologia hoje mesmo!

1 – Conhecer com maior profundidade a Palavra de Deus

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:32. Só com a teologia você poderá se aprofundar nas questões bíblicas sendo norteado pelos verdadeiros princípios cristãos. Quanto mais você estuda a Bíblia, mais ela se revela, e por esta razão a teologia é uma ferramenta que irá lhe auxiliar nessas novas descobertas.

2 – Entender de modo científico e sistemático a fé cristã

Teologia é uma ciência, e por esse motivo não basea-se apenas na fé professada, mas também em prova científica.  Estudar teologia é obter resultados comprovados não apenas pelos textos bíblicos, mas pelos marcos que a história deixou.  Ela também auxilia na organização das diversas temáticas que as sagradas escrituras nos apresentam, facilitando a compreensão dos milhares assuntos.

3 – Entender as raízes históricas do cristianismo

Antes de qualquer coisa é necessário conhecer a história daquilo que estamos pesquisando. A teologia consegue nos entregar a origem dos primeiros movimentos cristãos. Você sabia que o cristianismo se colocou como oposição as outras crenças de sua época, pregando a existência de apenas um Deus?

4 – Estar apto para fazer a defesa de sua crença

Todo cristão é chamado a “dar as razões de sua esperança” 1 Pedro 3:15. Estudar teologia é se capacitar para poder em qualquer tempo explicar as razões de ser chamado cristão. Ela vai te apresentar a apologética, que é a ciência que estuda a defesa de sua crença. Todo cristão tem que estar apto a falar de Deus, e a teologia vai te auxiliar muito neste processo.

5 – Ter um amplo leque cultural, inclusive com o conhecimento de línguas como grego, hebraico e latim

Todo o contexto bíblico permeia muitas culturas e períodos da história. Quando fazemos teologia ela te fornecerá a ampliação do seu conhecimento linguístico também. Você estará vendo e se aperfeiçoando nas mais conhecidas línguas da Palavra de Deus. Seja grego, hebraico ou latim, ambas de ajudarão a compreender melhor e por consequência fazer uma pesquisa mais aprofundada no universo teológico.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário, quero saber o que você pensa sobre o estudo da Palavra Deus!