Siga-nos!

sociedade

5 dicas para fazer o encanamento da sua casa

Vale lembrar que uma edificação conta com setores que não permitem erros.

em

Casa
Casa (Foto: Reprodução/Unsplash)

É fato que uma boa construção exige eficiência e planejamento. O que consiste em implementar materiais apropriados, além de um trabalho qualificado. Por isso, conferir dicas para fazer o encanamento da sua casa é essencial. 

Até porque uma casa bem feita é aquela que possui ótima estrutura, é bonita e está pronta para uso. Isto é, sem restrições, não é mesmo?

Vale lembrar que uma edificação conta com setores que não permitem erros. Como a parte hidráulica, por exemplo. Esta interfere diretamente no livre uso da casa. Pois está propensa a problemas com entupimento, mau cheiro ou dano nas tubulações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, se mesmo com todos os esforços isso acontecer, vale a pena chamar especialistas para ajudar. Nessa hora, quem mora na Lapa tem a chance de contar com os profissionais da Desentupidora na Lapa, por exemplo. Mas, se não for o seu caso, basta pesquisar por empresas igualmente qualificadas em sua região, ok?

Decerto, existem algumas recomendações que podem evitar este contratempo. Então, confira agora mesmo 5 dicas para fazer o encanamento da sua casa.

1. Use materiais aprovados pelo INMETRO

Certamente, você já ouviu falar em algum lugar que “o barato sai caro”, não é? Isso também costuma acontecer em construções de casas. Quando os produtos são escolhidos de acordo com o preço e não pela sua qualidade.

Por isso, lembre-se de usar materiais aprovados pelo INMETRO para fazer o encanamento da sua casa. Esses equipamentos respondem a vários critérios de fabricação, capacidade, durabilidade, entre outros.

Ou seja, são peças que evitam falhas no sistema hidráulico da casa. Portanto, não será necessária a troca imediata de peças danificadas.

Ao comprar esses materiais, solicite o orçamento a fim de encontrar bons preços. Sem dúvida, existem itens aprovados pelo INMETRO para quem quer gastar pouco também.

2. Fique atento com a rede de esgoto

Muita gente não sabe o que precisa para fazer o encanamento do banheiro e das outras partes da casa. Mas compreendem que as tubulações servem para distribuir a água em torneiras, reservatórios e vasos sanitários. Assim como são utilizadas para escoar os resíduos até a rede de esgoto, certo?

Desse jeito, além dos canos, os terminais e as juntas são fundamentais na construção. Então, fique atento com a rede de esgoto. Instale a caixa de limpeza (ou de inspeção) e a caixa de gordura.

Assim, dá para desentupir os sistemas e realizar a manutenção adequada quando necessário. Uma vez que a tarefa evita possíveis prejuízos relacionados ao encanamento da casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

3. Compre juntas elásticas

Ao fazer o encanamento, nada pode passar despercebido, não é verdade? Nem mesmo as juntas elásticas, que são as peças usadas para conectar um cano ao outro. 

Sendo assim, compre juntas elásticas de boa qualidade. Produtos que ofereçam resistência, fácil manutenção e que evitem vazamentos. 

Para pôr isso em prática, pesquise sobre as marcas de bom custo-benefício. E não compre a primeira que aparecer pela frente. Vá em algumas lojas de sua confiança e converse com o vendedor antes de comprar. Procure fazer o encanamento com materiais regulares.

4. Planeje a ventilação nos sistemas

Infelizmente, um imprevisto pode acontecer quando menos se espera. É verdade. Por outro lado, quem se “esquece” da importância da ventilação no encanamento já deve esperar por isso, viu?

Já que a falta do mecanismo favorece o mau cheiro, e até mesmo possíveis obstruções. Portanto, se você quer evitar que a sua casa seja tomada pelo odor desagradável vindo dos ralos, planeje a ventilação dos sistemas. E claro, atente-se a sinfonagem, ok?

Estude sobre como fazer a ventilação dos tubos e das caixas a fim de que todos os setores funcionem bem. Sem desvantagens.

5. Capriche no encanamento da cozinha

Se está procurando dicas para fazer o encanamento da cozinha, logo vai descobrir a utilidade da caixa de gordura. Vale destacar que esse sistema não é o mesmo do esgoto. 

Pelo contrário, ele impede justamente que a gordura de pratos, talheres e restos de comida siga até a rede de esgoto. O que causaria um severo entupimento.

Por isso, capriche no encanamento da cozinha! Utilize uma caixa de gordura que possa ser facilmente acessada e limpa. Assim não fica difícil fazer a manutenção de tempos em tempos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gostou das nossas dicas para fazer o encanamento da sua casa? Ótimo! Use as informações a seu favor. E não se esqueça de estudar o local adequado para os furos antes de comprar o encanamento. Além disso, avalie o diâmetro das tubulações essenciais antes de furar lajes e paredes. Agora, mãos a obra!

 

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending