Siga-nos!

estudos bíblicos

Versículos sobre falsos ensinos

A Bíblia é o teste decisivo que os crentes podem usar para discernir a verdade.

em

Jovem lendo a Bíblia. (Foto: Ben White / Unsplash)

A doutrina cristã, que significa “ensino”, é o conjunto central de ensinamentos sobre Deus, o evangelho e a fé cristã. Essas doutrinas são transmitidas de geração em geração como “a fé que uma vez por todas foi confiada ao povo santo de Deus” (Judas 1:3).

A Bíblia é o teste decisivo que os crentes podem usar para discernir a verdade da doutrina. Se uma crença ou ensinamento está em acordo com a Palavra de Deus, é uma sã doutrina. Se contradiz a Escritura, é uma falsa doutrina.

Deus é a própria verdade, Ele é completamente veraz e confiável (Deuteronômio 32:4; 2 Crônicas 15:3; João 14:6, 17; 1 João 5:20). A Palavra de Deus é a verdade (João 17:17; Salmo 18:30; 119:151). Ele não pode mentir (Hebreus 6:18; Números 23:19).

A Bíblia também revela que Deus é imutável em Sua natureza, plano e ser (Malaquias 3:6; 1 Samuel 15:29; Hebreus 13:8; Tiago 1:17). Como Deus não muda, os crentes podem confiar que a verdade nunca mudará, assim como a doutrina baseada nela. Deus é sempre o fundamento dos princípios e crenças da nossa fé. Podemos defender nossa fé e construir nossa vida sobre a verdade sólida e imutável de Deus.

Leia os versículos no sobre falsos ensinos

  1. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15)
  2. “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2 Pedro 2:1)
  3. “Amados, não acreditem em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João 4:1)
  4. “Cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se baseiam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (Colossenses 2:8)
  5. “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” (Mateus 24:11)
  6. “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1 Timóteo 4:1)
  7. “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (2 Timóteo 4:3-4)
  8. “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:8-9)
  9. “Por ganância, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” (2 Pedro 2:3)
  10. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Não escutem o que os profetas estão profetizando para vocês; eles os enchem de falsas esperanças. Contam visões que lhes vêm de suas próprias mentes, não da boca do Senhor.'” (Jeremias 23:16)

Trending