Siga-nos!

vida cristã

União Europeia elege enviado especial para promoção da liberdade religiosa

UE nomeia Frans van Daele para estabelecer diálogo com autoridades nacionais em países fora da Europa.

em

Frans van Daelen
Frans van Daelen (Foto: Reprodução/Flickr)

Recentemente, o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Shinas, anunciou a nomeação do belga Frans van Daele como novo Enviado Especial para a Promoção da Liberdade de Religião ou de Crença (FoRB).

“Comprometido em assegurar que todas as crenças e fés sejam respeitadas em todo o mundo e em promover o diálogo intercultural e inter-religioso”, escreveu Margaritis Shinas através de seu Twitter no dia 7 de dezembro.

No entanto, este compromisso não foi tão claro para muitos críticos, já que a União Europeia levou quase três anos para nomear uma nova pessoa para liderar a promoção da FoRB fora de suas fronteiras.

De acordo com Evangelical Focus, desde o final do mandato de Jan Figel em 2020, a liderança da UE não tem dado estabilidade a este posto. Em 2021, o cipriota Christos Stylianides foi nomeado, mas deixou o cargo apenas 6 meses depois.

Nesse sentido, Van Daele, um ex-diplomata belga de 75 anos, assume a tarefa de estabelecer um diálogo com as autoridades nacionais em países fora da Europa onde as pessoas são discriminadas com base na religião ou crença.

Além disso, Frans van Daele já serviu anteriormente como Representante Permanente da Bélgica junto à OTAN, Embaixador da Bélgica nos Estados Unidos, bem como Embaixador e Representante Permanente junto à União Europeia em Bruxelas.

Por fim, Frans também foi chefe de pessoal do rei belga. Ao se aposentar, ele foi nomeado Ministro de Estado. Agora, ele é a pessoa encarregada de promover a liberdade religiosa além das fronteiras da União Europeia.

Trending