Siga-nos!

israel

Último judeu conhecido deixa o Afeganistão e está a caminho de Israel

Judeu sai do Afeganistão em jornada de retorno a Israel.

em

Zebulon Simentov
Zebulon Simentov (Foto: David Goldma/AP)

Zebulon Simentov, conhecido como o último judeu em Cabul, pode estar indo para Israel após concordar em conceder um divórcio religioso a sua ex esposa através de uma chamada zoom, uma pré-condição para a entrada na Terra Santa.

Simentov fugiu do Afeganistão após a tomada do Talibã e desembarcou na Turquia no que seu resgate diz ser uma parada final antes de viajar para Israel, talvez já nesta semana. Ele encerra uma jornada de semanas que inclui uma fuga de sua terra natal e um divórcio por videoconferência para garantir que não terá problemas com as autoridades israelenses.

De acordo com a lei religiosa judaica, um marido deve concordar em conceder o divórcio à esposa, algo que Simentov se recusou a fazer por muitos anos. Diante da perspectiva de ação legal em Israel, onde sua ex esposa vive, depois de resistir por anos, Simantov finalmente concordou com o divórcio no mês passado.

Durante a discussão conduzida por meio de um intérprete, Simentov concordou em assinar um documento de divórcio, conhecido como “get”, após receber garantias de que não enfrentaria problemas em Israel.

O rabino Moshe Margaretten, cujo grupo sem fins lucrativos Tzedek Association financiou a viagem, disse que Simentov passou as últimas semanas vivendo tranquilamente no Paquistão, um país islâmico que não tem relações diplomáticas com Israel.

Segundo Margaretten, seu grupo iria trazer Simentov para os EUA mas decidiu que Israel era um destino melhor, tanto por causa das dificuldades em organizar um visto de entrada nos EUA e porque ele tem muitos parentes em Israel, incluindo cinco irmãos e duas filhas.

“Estamos aliviados por termos tido sucesso em ajudar Zebulon Simentov a escapar do Afeganistão e agora em segurança na Turquia. A vida de Zebulon estava em perigo no Afeganistão”, disse Margaretten, cujo grupo ajudou a evacuar várias outras pessoas do Afeganistão.

De acordo com a CBN News, quanto tempo levará para Simentov chegar em Israel ainda não está claro. O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que não tinha conhecimento do pedido e que Simentov também poderia ser adiado por protocolos de corona vírus que restringem a entrada em Israel.

Trending