Siga-nos!

justiça

STF suspende última ação penal contra Lula na Lava Jato

Essa é a quarta ação contra Lula que sofreu interferência do Supremo.

em

Lula. (Foto: Reprodução / Youtube)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira (2) a última ação contra Luiz Inácio Lula da Silva resultante das investigações promovidas pela Lava Jato.

Esse processo investigava a compra de caças Gripen, fabricados na Suécia, destinados a Força Aérea Brasileira, onde Lula pode ter se beneficiado.

A suspensão das investigações contra o ex-presidente foi realizada pela sua defesa, alegando que havia um plano de utilizar o direito para atacar tanto Lula quanto sua defesa.

O advogado do petista usou mensagens vazadas do ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, nas quais ele “tentava construir uma denúncia” contra Lula “envolvendo a aquisição dos caças”.

Lewandowski seguiu a decisão do Juiz da 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal, que acatou o pedido dos advogados de Lula para “suspender cautelarmente a tramitação da Ação Penal”.

Essa é a quarta ação contra Lula no âmbito da Lava Jato, sendo que ele já foi livrado pelo STF em outras ações.

As outras são os casos do tríplex do Guarujá, que foi arquivado; o sítio de Atibaia, que foi anulado; e o Instituto Lula, que também sofreu suspensão.

Trending