Siga-nos!

estudos bíblicos

Quem foi Ester na Bíblia?

Hadassa foi usada por Deus para salvar o seu povo.

em

Esther
Pintura Edwin Long , 1878 (Foto: Reprodução/Domínio Público)

A história de Ester é uma das mais conhecidas da Bíblia. Seu nome hebraico é conhecido como Hadassa, ela era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu.

Ambos tinham sido levados para o exílio na Babilônia, por Nabucodonosor. Assim, Mardoqueu, um judeu da tribo de Benjamim cuidor de Ester como se ela fosse sua filha.

Um dia, durante uma festa, o rei da Pérsia, Xerxes ficou embriagado e mandou chamar sua esposa Vasti, mas a rainha se recusou a comparecer para mostrar sua beleza aos convidados e o rei ficou com muita raiva e a dispensou.

Algum tempo depois o rei mandou trazer as mulheres mais bonitas do reino para que ele pudesse escolher dentre elas uma rainha.

Nesse meio tempo, Ester, que era muito bela, foi escolhida pelo rei e ganhou um tratamento de beleza de um ano (Ester 2:15-17).

Pouco tempo depois, Hamã, um príncipe do império persa percebeu que Mardoqueu não se curvava diante dele e quis se vingar matando todo o povo judeu.

O rei não sabia que Ester era judia e deixou Hamã arquitetar o seu plano. Ele então marcou o dia da matança.

Ester intercede por seu povo

Mardoqueu então procurou Ester e contou o plano do príncipe, pedindo para que ela intercedesse pelo seu povo ao Rei.

Ester temeu por sua vida, pois ninguém poderia entrar na presença do rei sem ser chamado, corria o risco de pena de morte. Mas ela decretou um jejum de três dias para todo o povo e depois foi falar com o rei.

“Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro.” (Ester 5:2)

A rainha arquitetou um plano. Ela fez um banquete para o rei e para Hamã, e no segundo dia de banquete ela contou ao rei tudo que tinha acontecido. O rei ordenou que matassem a Hamã e Ester salvou o seu povo. Depois disso eles derrotaram muitos inimigos.

Trending