Siga-nos!

vida cristã

Por que a Sexta-feira Santa é uma data considerada “boa”?

Como cristãos, a Sexta-feira Santa é um momento de reflexão e lembrança do sacrifício de Jesus por nós.

em

Cena de Jesus na Cruz
Cena de Jesus na Cruz (Foto: Divulgação)

A Sexta-feira Santa é um dia sagrado para os cristãos em todo o mundo, pois marca a morte e o sofrimento de Jesus na cruz antes de sua ressurreição no Domingo de Páscoa.

Enquanto muitos se perguntam por que essa data é considerada “boa”, é importante entender que a morte e a crucificação de Jesus foram uma parte fundamental do plano de Deus para salvar a humanidade de seus pecados.

Como mencionado em vários versículos bíblicos, incluindo João 19:24, 19:36-37 e Isaías 53:5, a crucificação de Jesus foi profetizada séculos antes e cumpriu a vontade de Deus.

Embora o nome “Sexta-feira Santa” tenha origens contestadas, é apropriado porque representa a culminação dramática do plano de Deus para salvar seu povo do pecado.

Para entender as boas novas do Evangelho, precisamos primeiro compreender as más notícias de nossa condição de pecadores condenados.

A Sexta-feira Santa é um dia de reflexão, arrependimento e lembrança da dor e do sofrimento que Jesus suportou por nós na cruz.

Enquanto as igrejas ocidentais geralmente observam a Sexta-feira Santa em uma data específica, as igrejas ortodoxas orientais a observam em uma data diferente. O calendário juliano é usado para o ano litúrgico por muitas igrejas ortodoxas, em vez do calendário gregoriano comum entre as nações ocidentais.

Uma tradição popular de longa data na Sexta-feira Santa é a encenação pública das horas finais de Jesus, conhecida como a peça da Paixão.

Essas peças frequentemente envolviam centenas de atores e eram muito populares durante a Idade Média, mas caíram em desuso devido a preocupações com a secularização das apresentações pelas autoridades católicas e a ascensão da Reforma Protestante.

Como cristãos, a Sexta-feira Santa é um momento de reflexão e lembrança do sacrifício de Jesus por nós. Através de sua morte e ressurreição, temos a oportunidade de receber o perdão de nossos pecados e a vida eterna com Deus.

Como afirmado em João 3:16, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Trending