Siga-nos!

política

PGR pede que Instagram, TikTok e YouTube enviem dados de seguidores de Bolsonaro

Pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que as empresas de mídias sociais em que Jair Bolsonaro possui conta, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, forneçam um arquivo contendo a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente.

Essa solicitação faz parte do inquérito que investiga Bolsonaro, em particular, por causa de atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro, quando ele postou um vídeo que posteriormente foi apagado, contendo críticas ao sistema eleitoral.

O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, responsável pelo inquérito do 8 de Janeiro na Procuradoria-Geral da República (PGR), pediu a Alexandre de Moraes que reitere a cobrança às empresas de mídias sociais para que seja fornecida uma cópia do vídeo e também para que elas informem a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e outras métricas relacionadas ao vídeo.

Além disso, a PGR também solicitou que sejam entregues todas as postagens feitas por Bolsonaro que se refiram a eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal (STF) e Forças Armadas.

Contudo, o subprocurador manifestou-se contrário a dois pedidos feitos anteriormente por procuradores do MPF em uma petição apresentada no inquérito. Esses pedidos visavam ouvir especialistas em comunicação política de movimentos políticos e especialistas em monitoramento de grupos de apoiadores de Bolsonaro.

Carlos Fernando Santos justificou sua posição alegando a “extrema dificuldade” em encontrar um especialista em monitoramento de grupos de apoiadores de Bolsonaro que execute o trabalho de forma imparcial, sem qualquer viés ideológico ou partidário.

Trending