Siga-nos!

estudos bíblicos

O que significa ser “imitador de Cristo”?

Para imitar a Cristo, devemos conhecê-lo intimamente.

em

Representação de Jesus Cristo
Representação de Jesus Cristo (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

O apóstolo Paulo proclamou esta ousada orientação: “Sigam o meu exemplo, assim como eu sigo o exemplo de Cristo” (versículo 11:1, Almeida Revisada e Corrigida). A essência da liberdade cristã reside em seguir o exemplo de Jesus Cristo, conforme declarado na Nova Versão Internacional: “Sejam meus imitadores, assim como eu sou de Cristo.” Como discípulos de Jesus, somos convocados a emular Seu exemplo e nos conformarmos a Ele (João 13:15, 34; Mateus 11:29; Romanos 8:29; 13:14). Podemos ser auxiliados ao imitar outros servos cristãos maduros que nos forneceram encorajamento espiritual (ver 1 Tessalonicenses 2:14).

Quando Paulo afirmou: “Sigam o meu exemplo, assim como eu sigo o de Cristo” (1 Coríntios 11:1), ele instruía os crentes a examinar cuidadosamente a vida de nosso Salvador e a vida de Seus servos fiéis. Ele já havia dado uma ordem semelhante em 1 Coríntios 4:16: “Portanto, rogo que imitem o meu exemplo.” No grego original, o verbo traduzido como “imitar” em 1 Coríntios 11:1 e 1 Coríntios 4:16 é “mimētai”, significando “tornar-se uma pessoa que reproduz as palavras e comportamentos de outra”. Este termo grego é a raiz da palavra inglesa “mimic”. Paulo escolheu o mesmo verbo ao instruir os Efésios: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Sejam, portanto, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 4:32-5:1, Almeida Revisada e Corrigida).

Nossa liberdade em Cristo não é uma autorização para fazer o que desejamos, mas um chamado para seguir os passos de Cristo. Jesus disse aos Seus discípulos: “Se alguém deseja ser meu seguidor, deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir-me” (Mateus 16:24, Almeida Revisada e Corrigida). Imitar o exemplo de Jesus envolve morrer para si mesmo, como Cristo mesmo demonstrou (Filipenses 2:5-8). Este é o segredo da verdadeira liberdade cristã.

Para imitar a Cristo, devemos conhecê-lo intimamente. Isso é alcançado através do estudo consistente e profundo de Sua vida e palavras. O ensinamento de Paulo em 1 Coríntios 10:23-11:1 nos fornece algumas orientações. Podemos reconhecer que Jesus nunca se contentava apenas com o que era permitido; ao contrário, Ele sempre buscava o que era benéfico e construtivo (versículo 23). Ele não estava focado em Seu próprio bem, mas no bem dos outros (versículos 24 e 33; cf. Filipenses 2:4). Ele considerava constantemente Suas ações e como poderiam afetar a consciência de outra pessoa (versículos 28–29; cf. Mateus 17:24–27). Jesus agia sempre para refletir a glória de Deus (versículo 31; cf. 2 Coríntios 4:6; 2 Coríntios 4:4; Hebreus 1:3).

Antigamente, era esperado que os alunos imitassem seus professores como parte de seu treinamento. Na fé cristã, os crentes conhecem o caráter de Cristo através da comunhão com mentores piedosos e recebem deles conselhos espirituais. O autor de Hebreus escreveu: “Não sejam negligentes, mas imitem aqueles que, pela fé e paciência, herdam as promessas” (Hebreus 6:12). Mais tarde, ele exortou: “Lembrem-se daqueles que vos presidem, que vos falaram a palavra de Deus. Considerem o resultado da sua conduta e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7).

Como discípulos de Cristo, imitamos Seu caráter e, ao fazê-lo, oferecemos modelos de vida dignos de imitação (Filipenses 4:9; 1 Tessalonicenses 1:6; 3:2–4). E, à medida que imitamos a Cristo e nos tornamos mais semelhantes a Ele em tudo o que fazemos, somos verdadeiramente livres (Romanos 12:1–2; 2 Coríntios 3:18; Efésios 4:14–16, 22–24). O apóstolo João afirmou: “Nisto é aperfeiçoado o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, assim como Ele é, também nós somos neste mundo” (1 João 4:17, Almeida Revisada e Corrigida).

Trending