Siga-nos!

estudos bíblicos

O que é blasfêmia?

Blasfemar é uma forma de desrespeito e desafio a Deus e à fé.

em

Bíblia
Bíblia aberta (Foto: Reprodução/Pixabay)

Blasfêmia é um termo que se refere a falar com desdém sobre Deus ou ser irreverente de maneira desafiadora. Trata-se da reprovação verbal ou escrita do nome, obra, caráter ou atributos de Deus.

Na lei que Deus deu a Moisés, a blasfêmia era considerada um crime grave, e os israelitas eram instruídos a adorar e obedecer a Deus. Levítico 24:10-16 relata um caso em que um homem blasfemou contra o nome de Deus e foi apedrejado até a morte. Para os hebreus, o nome de uma pessoa não era apenas um rótulo, mas uma representação simbólica de seu caráter.

Senaqueribe, rei da Assíria, cometeu blasfêmia ao presumir que o Deus de Israel era igual aos falsos deuses das nações vizinhas. Ele tentou desmoralizar Jerusalém antes de atacá-la, apontando as muitas vitórias da Assíria e questionando como o Senhor poderia salvar Jerusalém das suas mãos.

Ezequias, rei de Judá, aponta essa blasfêmia em sua oração a Deus, na qual pede que Ele os livre para defender Sua própria honra. Deus então matou cento e oitenta e cinco mil no acampamento assírio, e Senaqueribe acabou sendo assassinado no templo de seu deus Nisroch.

Paulo repreende aqueles que afirmam ser salvos pela lei e ainda vivem em pecado, usando Isaías 52:5 para dizer a eles que o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de suas ações. Ele também explica em 1 Timóteo 1:20 que abandonou dois falsos mestres a Satanás para que eles fossem ensinados a não blasfemar, destacando que promulgar falsas doutrinas e desviar o povo de Deus também é uma forma de blasfêmia.

Jesus falou sobre um tipo especial de blasfêmia, a blasfêmia contra o Espírito Santo, que foi cometida pelos líderes religiosos de sua época. Os fariseus eram testemunhas oculares dos milagres de Jesus, mas atribuíam a obra do Espírito Santo à presença de um demônio. Sua representação do sagrado como demoníaco era uma rejeição deliberada e ofensiva de Deus e era imperdoável.

A acusação mais significativa de blasfêmia foi aquela que levou à condenação de Jesus pelos sacerdotes e fariseus. Eles entenderam que Jesus estava afirmando ser Deus, o que seria uma censura ao caráter de Deus, se não fosse verdade. Se Jesus fosse apenas um homem afirmando ser Deus, Ele teria sido um blasfemador. No entanto, como a Segunda Pessoa da Trindade, Jesus podia verdadeiramente reivindicar a divindade.

Apesar da gravidade da blasfêmia, Jesus perdoa até mesmo esse pecado. Paulo, que antes era um blasfemador, se arrependeu e foi perdoado por Deus. Os próprios irmãos de Jesus também duvidaram dEle.

Em resumo, blasfemar é uma forma de desrespeito e desafio a Deus e à fé. Como cristãos, devemos ser cuidadosos ao falar sobre Deus e sua obra, sempre buscando refletir sua santidade e respeitar as crenças de outras pessoas.

Trending