Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre apostasia?

A Palavra de Deus adverte sobre o abandono da fé e obediência.

em

Bíblia
Palavra de Deus (Foto: Reprodução/Unsplash)

A apostasia, caracterizada pela negação e abandono da fé em Deus, é um tema recorrente nas escrituras bíblicas. O próprio Deus reprova a apostasia, como podemos ver em Jeremias 2:19, onde é dito: “As tuas apostasias te repreenderão: … vê que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o Meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos”.

Desde os tempos antigos, o povo de Deus tem demonstrado uma tendência constante de se desviar Dele. Oséias 11:7 afirma: “O Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim”. Essa inclinação natural leva inevitavelmente ao afastamento de Deus, como nos alerta Hebreus 12:1: “Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo” (Hebreus 12:1).

A apostasia se manifesta de diferentes maneiras. Em Jeremias 8:5-6, vemos o povo de Jerusalém desviando-se continuamente: “Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi: Não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha”.

A apostasia é comparada à traição de uma mulher contra seu companheiro, como afirma Jeremias 3:20: “Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”.

No entanto, há uma esperança de restauração para o apóstata. Deus o chama ao arrependimento, conforme descrito em Jeremias 3:13: “Somente reconhece a tua iniqüidade, que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde; e não deste ouvidos à Minha voz, diz o Senhor”.

Deus promete misericórdia aos pecadores que abandonam seus caminhos malignos e se voltam para Ele. Isaías 55:7 declara: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Para evitar a apostasia, a vigilância e a oração são fundamentais, como nos ensina Marcos 14:38: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Além disso, é importante examinarmos a nós mesmos, como exortado em 2 Coríntios 13:5: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; aprovai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”.

Em resumo, a apostasia é a negação e o abandono da fé, um desvio perigoso que afasta as pessoas dos caminhos do Senhor e da verdade. Deus reprova a apostasia e exorta Seu povo a permanecer fiel a Ele, vigilante, orando, examinando-se e obedecendo às Suas ordenanças.

Trending