Siga-nos!

política

Militares recusam convite para testar urnas eletrônicas, diz CNN

Comentarista da CNN diz que Forças Armadas avaliam “deficiências” do processo eleitoral.

em

Urna eletrônica
Urna eletrônica (Foto: Antonio Augusto/TSE)

As Forças Armadas teriam decidido por não participar do teste público de segurança da urna eletrônica a ser realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou o comentarista Caio Junqueira, da CNN Brasil.

De acordo com Junqueira, a justificativa seria a percepção de que o teste não dará a segurança necessária para atestar a segurança do sistema eleitoral, que vem sendo questionado pela população brasileira.

A decisão estaria refletindo uma percepção das Forças Armadas de que o sistema de votação no país é vulnerável a ataques externos e internos, de acordo com Junqueira.

O general Heber Portella, representante do Ministério da Defesa na Comissão de Transparência das Eleições, teria feito uma manifestação nesse sentido, durante uma reunião do colegiado no dia 4 de outubro.

Já o comentarista da CNN afirma que os militares consideram que a confirmação da segurança do processo eleitoral não pode ser reduzida apenas à abertura de uma versão do código-fonte, como foi proposto pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Os militares defendem que, da forma como está atualmente, o modelo não pode ser atestado como 100% seguro, o que teria levado a Defesa a avaliar o que considera “deficiências” do processo eleitoral.

Procurado pela CNN, o Ministério da Defesa não quis comentar o assunto.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending