Siga-nos!

mundo

Médicos se recusam realizar abortos na Argentina

Profissionais de saúde alegam objeção de consciência para recusar procedimentos.

Cássia de Oliveira

em

Aborto
Embrião abortado (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

Metade dos médicos da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Alberto Antranik, um dos principais hospitais da Grande Buenos Aires na Argentina, se recusam a realizar abortos por questões éticas ou religiosas. O aborto foi legalizado no país em dezembro do ano passado pelo Senado.

O Projeto de Lei aprovado, de autoria do governo do presidente Alberto Fernández, autoriza mulheres a interromper a gravidez até a 14ª semana de gestação.

Os médicos se negam realizar o processo de interrupção baseados em objeção de consciência, um conceito defendido no Código de Ética da Medicina que garante o direito ao profissional de se ausentar em procedimentos que firam seus valores éticos, desde que a saúde do paciente não seja negligenciada. 

De acordo com o diretor do hospital, o Dr. Juan Ciruzzi, em entrevista ao jornal argentino Clarín: “Entre os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, que são os únicos envolvidos nestes casos, há 50% que se autodeclararam objetores de consciência”.

O diretor disse ainda que o hospital decidiu utilizar apenas os profissionais que se manifestaram a favor do aborto para realizar o processo de interrupção.

Aborto

O aborto na Argentina era permitido apenas em caso do estupro, ou de risco de vida para a mulher, segundo a legislação aprovada desde 1921.

Ao aprovar a prática, Argentina uniu-se a Cuba, Uruguai, Guiana e Cidade do México, como lugares que permitem o aborto na América Latina.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending