Siga-nos!

igreja perseguida

Lista Mundial de Perseguição aponta mais de 365 milhões perseguidos

Perseguição religiosa a cristãos: Lista Mundial 2024 revela aumento alarmante.

em

Pastor na Nigéria em frente a uma casa destruída (Foto: Reprodução/Open Doors)

A organização Open Doors divulgou recentemente a Lista Mundial de Perseguição 2024 (WWL), abordando o período entre janeiro e outubro de 2023. O presidente da Open Doors na Espanha, Ted Blake, destacou que a liberdade religiosa para os cristãos no mundo está em declínio, marcada por crescente hostilidade e discriminação.

Desse modo, Blake, que lidera a organização há treze anos, expressa preocupação com o aumento tanto em amplitude quanto em profundidade da perseguição aos cristãos. Os dados revelam até 78 países com níveis elevados, muito altos ou extremos de perseguição, afetando 365 milhões de cristãos, equivalente a 1 em cada 7 cristãos.

Segundo Evangelical Focus, entre os 10 países onde os cristãos enfrentam “perseguição extrema” em 2024, são respectivamente: Coreia do Norte; Somália; Líbia; Eritreia; Iêmen; Nigéria; Paquistão; Sudão; Irã e Afeganistão. O relatório revela que 4.998 cristãos foram mortos nos primeiros dez meses de 2023, sendo a maioria na Nigéria (4.565).

Além disso, destaca-se também o aumento “desproporcional” nos ataques a edifícios de igrejas, totalizando mais de 14.000. Blake observa duas tendências após a pandemia: “fechamentos forçados, como na China ou Argélia, e ataques a edifícios, como na Índia ou Nigéria”.

Desafios na África e Oriente Médio

Nesse sentido, o Oriente Médio e o Norte da África, marcados por países como Líbia (3º), Iêmen (5º), Síria (12º) e Arábia Saudita (13º), continuam sendo uma grande preocupação. A instabilidade política das últimas décadas permitiu que radicais assumissem o controle, intensificando a visão extremista do Islã.

Ásia e América Latina em Foco

Dessa forma, a América Latina também está na lista, com Cuba (22º), Nicarágua (30º), Colômbia (34º) e México (37º). A hostilidade surge da oposição à intolerância e injustiça perpetradas por grupos paramilitares ou rebeldes em áreas rurais.

Apelo a Governos Ocidentais

Por fim, o relatório da Open Doors inclui recomendações, principalmente para países que reconhecem o direito à liberdade religiosa, mas não o aplicam. Blake afirma que os governos devem agir sobre a difamação dos cristãos, que leva a ações violentas contra eles. A Coreia do Norte lidera a lista, com aumento da atividade violenta contra cristãos devido à busca ativa por praticantes da fé.

Trending