Siga-nos!

igreja perseguida

Existe perseguição aos cristãos na Colômbia? Portas Abertas responde

País aparece na Lista Mundial de Perseguição da organização.

em

Cristãos na Colômbia leem a Bíblia
Cristãos na Colômbia leem a Bíblia (Foto: Reprodução/Portas Abertas)

A Lista Mundial de Perseguição 2020 mostra a Colômbia ocupando o 41º lugar, ela aparece no ranking desde 1993, quando foi criada a famosa lista da organização Portas Abertas, ela só ficou fora da lista nos anos de 2009, 2010 e 2011. Para alguns pode ser novidade, mas os cristãos colombianos são perseguidos em seu país.

Grupos criminosos ameaçam, assediam e até matam os crentes no país, que são violentados por causa da intolerância religiosa desses grupos. Os indígenas que se convertem podem ser presos e terem as suas propriedades confiscadas, informa organização.

Muitos cristãos também enfrentam pressões de seus familiares para deixarem de seguir a Jesus. Mesmo após o governo tentar fazer acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a violência ainda impera no país e sempre existiu.

Facções criminosas

A maior parte do país encontra-se sob o domínio de organizações criminosas, carteis de drogas e grupos extremistas. Esses criminosos intimidam os líderes religiosos para darem dinheiro às facções caso contrário eles sofrem assédios e perseguições.

O relato acima é frequente em muitas regiões como em Arauca e Casanare. Muitos cristãos estão vulneráveis nessas áreas e temem as consequências das extorsões sofridas.

Os pastores vivem em um dilema: pagar ou não pagar as facções criminosas? Alguns optam em pagar para que eles possam continuar o seu ministério servindo ao corpo de Cristo, outros se recusam, pois acreditam que vai contra seu princípio de pagar por atividades ilegais, e ficam à deriva.

Vários pastores foram convocados para pagar a taxa de extorsão em reuniões, alguns foram outros não. Um pastor local parceiro da Portas Abertas disse que “Vários pastores foram porque queriam mostrar seus rostos, mas muitos, como eu, não compareceram. Sabemos que se pagarmos uma vez, sempre teremos esse problema”.

Indígenas oprimidos

Os cristãos indígenas são obrigados a adorar a Deus escondidos, pois sofrem frequentes retaliações na aldeia. As reuniões geralmente feitas em lugares desertos como no meio da floresta, mudam constantemente para que ninguém possa ouvir e evitar a opressão.

Ore e interceda para que os nossos irmãos colombianos. Para que Deus cuide de cada um e traga paz para os corações, que eles não desistam da palavra da fé e possam ser alimentados sempre pelo Espírito Santo. Que Deus dê livramento a todos eles!

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending