Siga-nos!

opinião

Estratégias de evangelização: como Deus transforma lixo em ouro

Sem o Espírito Santo, nenhum plano é eficaz e nada podemos fazer.

em

Homem com Bíblia na mão
Homem com Bíblia na mão (Foto: Luis Quintero/Pexels)

Antes de entrar na temática principal, quero destacar algumas cosmovisões bíblicas de um evangelista, já deixando claro que na minha percepção estratégia é aquilo que o Espírito Santo nos dá para executar a missão entregue por Deus, o que inclui direção, capacitação e visão.

Em Atos 16 e versículos 6 a 8, podemos ler sobre como o Espírito Santo conduzia o apóstolo Paulo para pregar o Evangelho. Como evangelistas também precisamos ter este tipo de direcionamento, o que muitas vezes envolve estratégias.

No entanto, deixo claro minha crença na Palavra de Deus de que quem convence o homem é o Espírito Santo (João 16.8), porém cabe a nós anunciar as Boas Novas. Essa missão não foi dada aos anjos, mas aos discípulos de Jesus Cristo.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1.8)

É importante lembrar que o Evangelho se espalharia por todo o mundo da época depois que os discípulos recebessem o Espírito Santo. Mas como isso é possível? Esses homens precisaram receber um auxílio para poder anunciar o Reino de Deus: o poder do Santo Espírito.

Quero deixar isso muito claro antes de apresentar para vocês algumas estratégias para a evangelização. Sem o Espírito Santo, nenhum plano é eficaz e nada podemos fazer. Todas as coisas no Reino dependem exclusivamente da Santa Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, somos apenas instrumentos.

Ferramentas

Mas vamos ao que interessa. Existe uma geração que não gosta de esforço estratégico, de planejamento e estudo, usa como desculpa o fato de a Terceira Pessoa da Trindade ser responsável pelo convencimento dos pecadores. Isso é tentar fugir de sua responsabilidade para não sair de sua zona de conforto.

Temos diversos exemplos na Bíblia que demonstram que o Espírito Santo é quem nos dá as estratégias certas para alcançar vidas e anunciar o Evangelho da Salvação. Afinal, você não alcançará uma pessoa da periferia do mesmo jeito que alcança alguém de uma classe social elevada. Há diversos fatores culturais que diferenciam um público do outro.

Enquanto alguns criticam aqueles que entendem as diferenças implícitas em evangelizar e convencer, esses continuam falando de Jesus Cristos nos mais longínquos rincões da Terra. Usam seus dons naturais, seus talentos, e seus dons espirituais, a capacitação do Espírito.

Lidero uma rede de palhaços humanitários cristãos que se utilizam desta estratégia para levar a Palavra de Deus. Atualmente somos mais de 1.200 evangelistas entre Brasil, Moçambique e agora estamos preparando uma turma na Aldeia Nissi, em Angola.

Nosso trabalho já doou mais de 8 toneladas de alimentos, milhares de brinquedos para crianças carentes e ajuda a sustentar algumas casas de acolhida, mas ainda assim é alvo constante de críticas por conta do figurino do palhaço. São dedos pontos para apontar, mas mãos encolhidas para ajudar.

Precisamos buscar entender o tempo de Deus em que vivemos, ouvir a voz dEle nesse tempo e utilizar a ferramenta que Ele nos entrega para alcançar vidas, precisamos nos livrar de todo o preconceito que a religiosidade pode impor e deixar o Espírito Santo usar nossa estratégia.

“Não há melhor evangelista no mundo do que o Espírito Santo.” (D. L. Moody)

Sua ferramenta pode não ser o palhaço, você pode até não gostar desse personagem, respeito isso. No entanto, tenho certeza que Deus já te entregou o que precisa para cumprir com o propósito dEle através de sua vida.

Há dez anos, um jovem me procurou, ele tinha excelentes habilidades artísticas. Era um artista plástico que fazia réplicas de armas, mas veio a render-se a Jesus Cristo. Ele decidiu destruir todas as armas que fazia, por entender que não fazia mais sentido ter aquilo em sua casa.

Homem de Ferro

Homem de Ferro (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

Na época, sugeri para ele usar o seu talento natural para o Reino de Deus, como uma forma de Evangelismo Criativo, algo que escrevi no meu artigo anterior. Falei para ele orar para que Deus lhe desse uma orientação estratégica.

Passou alguns dias ele me procurou e disse que faria um Homem de Ferro, personagem da Marvel Comics. Decidiu fazer isso com material reciclável e usaria a armadura para visitar os hospitais e todos os lugares possíveis para levar o amor de Jesus. Em meses ele conseguiu fazer uma réplica perfeita da armadura e passou a evangelizar crianças levando a Palavra de Deus por onde vai.

Tem algo que aprendi com Deus, que para Ele e nEle todo lixo vira ouro depois de ser refinado por Ele. Foi assim que aconteceu comigo e é o que Deus pode fazer com você, caro leitor.

Saia da zona de conforto, pare de criticar aqueles que usam estratégias para ganhar vidas, faça uma reflexão sobre quantas pessoas você já falou de Jesus e tome uma posição.

“Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade.” (C.H. Spurgeon)

Pastor da Igreja Mover Viamão, Palestrante, Escritor e Teólogo. Fundador dos Doutores da Graça e Doutores em Rede, que realiza projetos sociais no Brasil, Angola e Moçambique através da ferramenta do palhaço humanitário cristão.

Trending