Siga-nos!

mundo

Espanha tem menos crimes de ódio religiosos em 2020

Governo atribui redução ao isolamento social por conta da pandemia.

em

Policial da Espanha
Policial da Espanha (Foto: Foto: Luther ME Bottril/Unsplash

Ao longo de 2020, houveram 1.401 crimes de ódio, 17.9% menos que em 2019. O primeiro ano da pandemia causou a diminuição no número de crimes de ódio registrados na Espanha. O governo diz que a redução de crimes poderia ter sido influenciada pelo confinamento entre os meses de março e junho.

Fica claro, ao analisar os números, que apenas 427 dos 1.401 crimes de ódio aconteceram no primeiro semestre do ano, quando a pandemia do Covid-19  parou quase totalmente as atividades da população por várias semanas. Mais que o dobro de crimes de ódio foram cometidos no segundo semestre de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Os dados realmente nos mostram que nos últimos anos estamos tendo um crescimento objetivo e sustentado das condutas de crimes de ódio. Neste contexto, os números finais podem ser ‘negativos'”,disse o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, segundo a Evangelical Focus.

O primeiro semestre de 2021 confirmou esse aumento, com 610 novos casos registrados.

Pessoas com deficiências

Apesar da queda geral dos casos em 2020, algumas categorias tiveram crescimento em relação a 2019. Pessoas com deficiência sofreram um aumento de 69% dos crimes de ódio de um ano para outro – de 26 casos em 2019 para 44 em 2020.

Os casos de discriminação por doenças também cresceram, de 8 em 2019 para 13. A discriminação por causa do gênero (aumento de 43,5%) e a discriminação geracional (aumento de 11,1%) também estão aumentam.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ministro argumentou que o discurso de ódio alimenta a violência, e pediu para as narrativas agressivas cessarem.

Menos crimes de ódios religiosos

Crimes relacionados à ideologia política e ao antissemitismo experimentaram uma melhora na Espanha.

Os crimes de ódio motivados pela religião da vítima foram uma das três categorias que sofreram maior queda em 2020. Em 2020, foram 45 crimes de ódio religioso – uma redução de 31,8% em relação a 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com dados do governo, em 2020, foram registrados 485 crimes de ódio racistas ou xenófobos, essas duas continuam sendo a maior causa de crimes de ódio na Espanha, representando 34.6% de todos os casos.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending