Siga-nos!

estudos bíblicos

Elias foi para o céu em uma carruagem de fogo?

É preciso ficar atento a detalhes importantes da Palavra de Deus.

em

Elias na carruagem de fogo e Eliseu (Pieter Symonsz Potter)

Atualmente, é muito comum, muitos irmãos em Cristo, e até mesmo pregadores e obreiros, afirmarem coisas que não estão na Bíblia, e assim, acabam popularizando passagens e versículos fora do seu contexto, o que contribui com a disseminação de uma teologia populista, porém pouco bíblica, como na passagem do arrebatamento de Elias, já que ficou muito popularizado no mundo evangélico, que Elias foi para o céu em uma carruagem de fogo! Mas, será mesmo?

Assim sendo, muitas vezes quando lemos a Bíblia, acabamos  não percebendo detalhes importantes e por falta de hermenêutica, acabamos por afirmar coisas que a Bíblia não diz, mas, que muitas vezes, é fruto do que ouvimos em um hino ou lemos em um livro, mas, que não conferimos se aquela informação possui sólida base bíblica, e assim acabamos por divulgar  estes fatos, como “verdades incontestáveis”,  o que acaba contribuindo para o surgimento de erros no nosso meio, e muitas vezes quem tenta contestar, é visto como uma pessoa desprovida de espiritualidade!

Dentro deste contexto, antigamente e ainda hoje, é comum se ouvir em alguns hinos ou ler em alguns livros e até mesmo ouvir em pregações, que Elias foi arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo e isso se tornou uma verdade incontestável para alguns irmãos, entretanto, será que realmente Elias foi arrebatado em uma carruagem de fogo?

Ao analisar o texto bíblico de forma cuidadosa, podemos concluir que não:

“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Rs 2.11)

O Texto é bastante elucidativo até porque a carruagem de fogo só serviu para separar Elias de Eliseu, sendo o profeta transladado aos céus por um redemoinho e não por uma carruagem de fogo, que serviu somente para separar Elias de Eliseu, porque se eles estivessem juntos, quando o redemoinho se aproximasse, os dois seriam elevados.

Assim sendo, dentro do contexto exegético, Elias foi para o céu em um redemoinho, sendo esta a interpretação bíblica de acordo com o contexto, o que nos ensina a importância da analise textual, histórica e cultural do texto bíblico, já que quando vamos ler um texto da palavra, devemos analisar bem o seu contexto, para que não sejamos apenas repetidores de chavões evangélicos, mas, que possamos ser cristãos estudiosos e comprometidos com as verdades das escrituras.

Enfim, devemos estudar a palavra de forma  sistemática,  sendo muito importante, que cada cristão possa estar participando da  Escola Dominical, de um curso bíblico, de cultos de ensino ou de um curso de  Teologia, pois quanto mais estudamos, mais descobrimos que precisamos aprender mais, pois o conhecimento, contribui com nossa espiritualidade, e com nosso fundamento bíblico e teológico.

Trending