Siga-nos!

política

Datafolha diz que Lula venceria no primeiro turno com 53% dos votos

Entre evangélicos, Lula teria 35%, enquanto que Bolsonaro 40%.

em

Lula e Jair Bolsonaro
Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stcukert e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em mais uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23) o instituto Datafolha, ligado a Folha de São Paulo, afirma que Lula venceria a eleição no primeiro turno no cenário atual, repetindo o que apontou na última pesquisa, em 26 de maio.

Apensar de não ter coragem de sair às ruas, o petista teria 53% dos votos válidos (eram 54%), contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na pesquisa anterior, o panorama era de 54% a 46% na comparação entre Lula e a soma dos concorrentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao avaliar os votos válidos, só são consideradas as respostas de quem escolher um candidato, enquanto que a outra modalidade leva em consideração a citação espontânea do candidato, que é quando o entrevistado cita sua intenção de voto sem ser apresentado à lista de candidatos.

Nos votos espontâneos, a pesquisa diz que o petista mantém a dianteira, mas teve queda na vantagem. O ex-presidente oscilou de 38% para 37%, enquanto Bolsonaro subiu de 22% para 25%.

De acordo com o instituto, foram ouvidas, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

  • Lula (PT) 47%
  • Bolsonaro (PL) 28%
  • Ciro Gomes (PDT) 8%
  • Simone Tebet (MDB) 1%
  • André Janones (Avante) 2%
  • Pablo Marçal (PROS) 1%
  • Vera Lúcia (PSTU) 1%
  • Brancos e nulos 7%
  • Não sabe ou não respondeu 4%

Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1%.

Evangélicos

Surpreendentemente, o instituto insiste na tese de que Lula estaria somando votos evangélicos, afirmando que o petista teria 35%  das intenções de votos, enquanto que Bolsonaro teria 40%, uma diferença de apenas 5%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em maio, os percentuais apontavam que Lula teria 36%, enquanto que Bolsonaro 39%, o que tem sido apontado por lideranças evangélicas como manipulação, já que a rejeição ao petista é enorme dentro das igrejas evangélicas.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending