vida cristã
Crescente influência do Irã na América Latina gera preocupação
Influência crescente do Irã na América Latina gera preocupações sobre segurança de judeus.

A polícia brasileira frustrou um ataque terrorista na semana passada contra alvos judaicos após uma dica da agência de espionagem de Israel, Mossad. A polícia prendeu dois membros do Hezbollah. A notícia do complô surge em uma região que testemunhou bombardeios horríveis em 1992 e 1994 contra a embaixada israelense e um centro comunitário judaico em Buenos Aires.
Desse modo, atribuiu-se ambos os ataques ao Hezbollah e ao Irã. Durante um conflito no Oriente Médio, Evan Ellis, especialista em América Latina, destaca a crescente influência de Irã e Hezbollah como ameaça estratégica aos EUA e perigo para a comunidade judaica na América Latina.
“Se o que está acontecendo no Oriente Médio agora se intensificar para uma guerra aberta entre os Estados Unidos e o Irã, pode-se esperar que o Irã busque mobilizar suas redes de procuradores, como o Hezbollah, em todo o hemisfério. Portanto, não é inimaginável que ocorram vários ataques contra alvos israelenses, da comunidade judaica e até mesmo de alvos dos EUA”, disse Ellis.
Além disso, a influência do Irã foi vista por trás das decisões de quatro nações latino-americanas de retirar seus embaixadores de Israel após o ataque israelense ao Hamas em Gaza. São elas Chile, Bolívia, Honduras e Colômbia. O governo boliviano anunciou que romperá os laços diplomáticos com Israel.
Alianças forjadas do Irã
Nesse sentido, o Irã tem forjado alianças militares e comerciais com ditadores e líderes corruptos na América Latina por décadas, mais notavelmente com a Venezuela, que ajuda o Irã a construir drones e hospeda campos para combatentes do Hezbollah, além de transportar membros da força Quds do Irã.
Segundo CBN News, os latino-americanos também recebem uma dieta constante de programas anti-americanos. No início deste ano, o governo do Brasil ignorou protestos dos EUA e permitiu que o Irã atracasse dois navios de guerra no Rio de Janeiro.
Por fim, o Dr. Ariel Gelblung, do Centro Simon Wiesenthal em Buenos Aires, destaca a presença livre de agentes iranianos e do Hezbollah na América Latina, mantendo os judeus locais em alerta. A América Latina tornou-se uma oportunidade vantajosa para o Irã, à medida que constrói alianças lucrativas enquanto ajuda a fortalecer governos hostis aos Estados Unidos e aos judeus.

-
cinema4 dias atrás
Filme sucesso nos EUA sobre atuação do diabo estreia em plataforma cristã
-
vida cristã4 dias atrás
Trabalhadores religiosos têm maior satisfação no trabalho, aponta estudo
-
política4 dias atrás
Governo finge pacto com evangélicos contra a fome, porém líderes negam
-
vida cristã4 dias atrás
Faculdade católica para mulheres aceitará homens que se identificam como mulheres
-
justiça4 dias atrás
Gilmar Mendes diz que ministros do STF não são odiados pela população
-
vida cristã1 dia atrás
Maioria dos cristãos rejeita uso de inteligência artificial na Igreja
-
vida cristã1 dia atrás
Jovens britânicos dizem que proibiriam Bíblia por “discurso de ódio”
-
política1 dia atrás
“Não existe comunista cristão”, lembra Michelle Bolsonaro sobre Dino
-
justiça1 dia atrás
Moraes multa em R$ 600 mil donos de perfis sem TSE intimá-los antes
-
testemunhos1 dia atrás
“Minha força vem do Senhor”, diz refém do Hamas liberto após 50 dias
-
igreja perseguida15 horas atrás
Muçulmanos Fulani matam 7 cristãos em ataque na Nigéria
-
igreja perseguida14 horas atrás
Adolescente cristã conta história de sofrimento após ser forçada a se casar com muçulmano