Siga-nos!

mundo

Coreia do Norte testa novo míssil de longo alcance

Coreia do Norte testa com sucesso tecnologia para míssil hipersônico.

em

Lançamento de míssil hipersônico de combustível sólido com alcance intermediário pela Coreia do Norte (Foto: Reprodução/AP)

Na terça-feira, a Coreia do Norte realizou com sucesso um teste de tecnologia usada em seu novo míssil hipersônico. Dessa forma, o líder Kim Jong Un, guiou seu exército em um teste terrestre do motor de combustível sólido de estágio múltiplo para seu novo míssil hipersônico de alcance intermediário na instalação de lançamento de foguetes do Norte, o Centro de Lançamento de Satélites de Sohae.

Segundo Ford News, o míssil mais potente e ágil é projetado para atingir alvos distantes dos EUA na região, especificamente o território pacífico dos EUA de Guam, lar de bases militares dos EUA. Kim citou o valor estratégico do novo míssil, que ele afirmou ser capaz de mirar no continente dos EUA, e disse que “os inimigos sabem melhor sobre isso”. Ele também aplaudiu “o grande sucesso no importante teste”.

Dessa forma, a Coreia do Norte continua desenvolvendo mísseis de alcance intermediário que também podem atingir o Alasca, e esperam poder atingir alvos mais próximos, como instalações militares dos EUA na ilha de Okinawa, no Japão. O Norte também está buscando armas hipersônicas capazes de derrotar os sistemas de defesa de mísseis dos EUA e da Coreia do Sul.

Mísseis Hipersônicos

Sendo assim, em janeiro, a Coreia do Norte disse ter testado um novo míssil balístico de alcance intermediário com combustível sólido equipado com uma ogiva hipersônica e manobrável. Em novembro, a Coreia do Norte disse ter realizado testes de motores para um míssil de alcance intermediário. Nos últimos anos, a Coreia do Norte tem buscado desenvolver propelentes sólidos embutidos, que tornam os lançamentos mais difíceis de detectar do que os mísseis de propelente líquido.

Nesse sentido, a velocidade e a capacidade de manobra dos mísseis hipersônicos do Norte não estão imediatamente claras. Chang Young-keun, especialista em mísseis do Instituto de Pesquisa para Estratégia Nacional da Coreia do Sul, previu que o teste do motor desta terça-feira sugere que a Coreia do Norte poderia em breve testar o novo míssil hipersônico.

Um míssil hipersônico é apenas um dos vários sistemas de armas de alta tecnologia que Kim publicamente prometeu alcançar em meio ao que ele chamou de crescente hostilidade dos EUA. Assim, na segunda-feira, Coreia do Sul, EUA e Japão disseram ter detectado múltiplos lançamentos de testes de mísseis balísticos pela Coreia do Norte. Esses foram os primeiros lançamentos de mísseis do país em cerca de um mês.

Por fim, os especialistas preveem que a Coreia do Norte provavelmente intensificará seus testes de mísseis antes da eleição presidencial dos EUA em novembro.

Trending