Siga-nos!

mundo

Kim da Coreia do Norte passeia com limusine de luxo presenteada por Putin

Ditadores têm mantido aproximação em meio a escada da tensão.

em

Kin Jong-Un e Vladimir Putin (Foto: Vladímir Smirnov/AP)

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, foi visto utilizando uma luxuosa limusine russa presenteada pelo ditador Vladimir Putin, conforme revelou sua irmã, Kim Yo Jong, no sábado, enaltecendo a “função especial” do veículo e aprofundando os laços bilaterais entre os dois países.

A limusine em questão, uma Aurus Senat de alta qualidade, foi enviada por Putin a Kim em fevereiro, como presente após uma cúpula realizada em setembro do ano passado. Esse gesto, no entanto, atraiu críticas, uma vez que o envio violou uma resolução das Nações Unidas que proíbe o fornecimento de artigos de luxo à Coreia do Norte como parte das sanções destinadas a pressionar o país a abandonar seu programa de armas nucleares.

Em um comunicado divulgado pela mídia estatal, Kim Yo Jong declarou que seu irmão utilizou a limusine pela primeira vez durante um evento público na sexta-feira. Ela destacou que o veículo apresenta uma “função especial” sem especificar detalhes, e ressaltou o significado do presente: “O uso do carro particular enviado pelo presidente da Federação Russa como presente por Kim Jong Un é uma prova clara da amizade (Coreia do Norte)-Rússia”.

A Aurus é a primeira marca russa de carros de luxo e tem sido amplamente utilizada por altos funcionários desde que Putin a utilizou em sua cerimônia de posse em 2018.

Kim Jong Un é conhecido por possuir uma coleção de carros de luxo estrangeiros, que se acredita terem sido contrabandeados para o país. Durante sua visita à Rússia, ele foi visto viajando em uma limusine Maybach, além de outras marcas de luxo como Mercedes-Maybach S600 Pullman Guard e Maybach S62.

A relação entre Coreia do Norte e Rússia tem se fortalecido nos últimos anos, especialmente em meio às tensões com o Ocidente. Ambos os países enfrentam pressões externas, como as sanções da ONU e a oposição dos EUA em relação aos programas nucleares e militares.

No sábado, a mídia estatal da Coreia do Norte também relatou que Kim Jong Un supervisionou um treinamento de paraquedismo, indicando uma demonstração contínua de força militar em resposta aos exercícios conjuntos entre Coreia do Sul e EUA. O líder norte-coreano ordenou que seus militares intensificassem os treinamentos e se preparassem totalmente para uma eventual guerra.

Trending