Siga-nos!

brasil

Conheça o tradicional Centro Histórico de Porto Alegre

Um dos redutos culturais mais importantes da capital e do Rio Grande do Sul.

Cássia de Oliveira

em

Centro histórico
Centro histórico de Porto Alegre (Foto: Renato Soares/ Ministério do Turismo)

A capital dos gaúchos está entre as 10 melhores capitais do país para se viver e possui ótimo índice de imóveis para anunciar com excelente saída. Também pudera, já que cada esquina de Porto Alegre traz uma história diferente e guarda memórias que fazem desta um dos lugares mais tradicionais do Brasil. E já que estamos falando em tradicionalismo, também é preciso ressaltar a importância de um dos endereços mais bonitos e imponentes da capital, o centro histórico, um reduto que guarda alguns dos pontos turísticos mais queridos do Rio Grande do Sul e, atualmente, é um dos mais movimentados da cidade. Neste artigo, você confere mais detalhes sobre o bairro, além de um passeio cultural pelo lugar. Acompanhe.

O CENTRO HISTÓRICO: Com um grande volume de casas para alugar em Porto Alegre, morar em um apartamento no Centro Histórico é viver em uma das regiões mais tradicionais da capital gaúcha, sendo um bom negócio para quem quer anunciar ou alugar imóveis, visto que a região é próxima aos principais pontos da cidade. O centro histórico possui uma população de, aproximadamente, 40 mil pessoas, divididos em uma área de 228 hectares. O bairro foi oficialmente denominado centro histórico no ano de 1959 por ser um dos locais com maior importância, não apenas da cidade, mas do estado. É por lá que se encontram pontos turísticos emblemáticos como a escadaria da Borges de Medeiros, o Mercado Público, a Catedral Metropolitana, o Palácio Farroupilha e muitos outros, que iremos descobrir ao longo deste texto.

VIADUTO OTÁVIO ROCHA: O Viaduto Otávio Rocha foi criado no final do século XX para interligar as zonas leste e sul da cidade. A escadaria da Borges de Medeiros, que fica ao lado do viaduto, atualmente, serve como calçada para quem aqueles que vivem em um apartamento no centro histórico. Outro ponto que vale ressaltar é que o lugar possui diversos bares, lancherias e até prédios comerciais. O local foi tombado pela prefeitura no ano de 1988.

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE: Em meados do século XIX, o Mercado Público da cidade abriu suas portas para os munícipes. Por estar localizado próximo às docas do Guaíba – lago que oferece o pôr-do-sol mais demorado e um dos mais lindos do mundo – o espaço oferece diversos tipos de produtos que vão desde grãos e sementes até objetos de decoração, passando por refeições tradicionais e deliciosas. O número de casas para alugar em Porto Alegre na região do Mercado Público não é muito expressivo, mas, certamente, é um dos pontos mais deslumbrantes da cidade. No seu entorno, é possível encontrar outros ícones da história do município como a Prefeitura de Porto Alegre e o Chalé da Praça XV. Também é em frente ao Mercado que está localizada a estação final do Trensurb que liga alguns bairros da capital à outras cidades da região metropolitana.

MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL E MARGS: Assim como o Mercado Público, que está localizado próximo à Praça da Alfândega, outro ponto importantíssimo do estado situado no entorno é o Memorial do Rio Grande do Sul que abriga um acervo de artefatos, objetos e vestimentas que recriam a história do estado. O local, que possui arquitetura alemã e cúpulas de bronze, foi erguido no início da década de 90. Ao lado, também é possível visitar o MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul – que oferece uma visitação rica em cultura e muitas obras de arte, assinadas por artistas do estado, nacionais e até de fora do país.

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA: Se procurar casas para alugar em Porto Alegre ou um apartamento no centro histórico, para morar, pode ser uma tarefa difícil, devido à grande oferta de imóveis da região, imagine passear pela casa onde viveu um dos maiores poetas e escritores de todos os tempos? A Casa de Cultura Mário Quintana recebe este nome por ser o último endereço do artista, que viveu no local de 1968 a 1980. O espaço, onde antes era o famoso Hotel Majestic, e chegou a hospedar presidentes e celebridades, foi inaugurado na década de 30 e, nos anos 80, foi transformado pela prefeitura em patrimônio histórico da cidade.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os encantos do centro histórico da cidade de Porto Alegre, já pode começar a procurar por imóveis na região, sem medo de ser feliz. O número de proprietários que decidiram anunciar seus imóveis, na cidade e na região, cresceu consideravelmente, nos últimos anos e, com certeza, é possível encontrar uma casa ou apartamento que combine com a sua rotina e com o seu bolso. Se quiser saber mais sobre esta e outras regiões da capital gaúcha, não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending