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Como ganhar dinheiro no YouTube? Confira 7 Formas
Confira dicas para você que quer criar conteúdo na plataforma.
Em plena era digital, uma pergunta que pessoas físicas e empreendedores fazem é: como ganhar dinheiro no YouTube? Por ser uma plataforma popular e acessível, as oportunidades de se fazer renda extra são consideráveis.
Segundo estudo realizado pelo Ibope em 2021, 72% da população brasileira acessa conteúdo audiovisual online. Divulgar o produto ou serviço neste ambiente é fundamental para garantir visibilidade e despertar a necessidade de compra.
Além de se tornar Youtuber com assuntos gerais, pode-se gerar renda com anúncios, lives, viralizações, edição de vídeos e muito mais.
Pensando em contribuir com a sua estratégia para monetizar seus conhecimentos ou venda de produtos pelo Youtube, separamos 7 formas de como ganhar dinheiro com a plataforma.
São elas:
- Conhecer os requisitos
- Se inscrever no Programa de Parcerias do Youtube
- Criar conteúdos relevantes
- Exibir anúncios no Youtube
- Youtube Premium
- Estante de produtos
- Super Chat e Super Stickers
Confira!
1. Conheça os requisitos
O processo de monetização não é feito de um dia para o outro e existem alguns requisitos. Por isso, você precisa compreender que as pessoas que se destacam na plataforma, investem tempo e dedicam esforços para que os resultados aconteçam.
Para monetizar um canal é preciso:
- possuir no mínimo 4 mil horas de conteúdo público no período de 12 meses;
- ter pelo menos mil inscritos;
- produzir conteúdos 100% originais;
- ser cadastrado no Google Adsense;
Ter idade superior a 18 anos ou incluir um responsável legal que gerencie seus ganhos.
Além destes requisitos principais, outras condições podem surgir, dependendo do tipo de conteúdo que irá publicar.
2. Se inscrever no Programa de Parcerias do Youtube
Após a criação do seu canal, é importante participar do Programa de Parcerias do YouTube (ou YPP — YouTube Partner Program, em inglês) para garantir que o conteúdo tenha monetização pela plataforma. Todas as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade e diretrizes da comunidade precisam ser seguidas para a aceitação no Programa ocorrer sem problemas.
O processo de avaliação varia de canal para canal, mas caso a solicitação seja recusada, uma nova inscrição pode ser realizada novamente após 30 dias a contar da data da primeira resposta negativa.
A aceitação no YPP é fundamental para quem pretende monetizar o conteúdo, pois é somente a partir da adesão que a plataforma passa a remunerar o canal.
Caso o criador de conteúdo resida fora do Brasil, precisa verificar se o YPP está disponível no país.
3. Criar conteúdos relevantes
Mesmo que você ainda não esteja mirando a venda de um produto específico, a base para que haja visualizações em seu canal é criar conteúdos originais e relevantes para seu público.
Os canais participantes do Programa de Parcerias podem adquirir entre US$ 0,25 e US$ 4 a cada mil visualizações de uma propaganda, por exemplo. Essa métrica se chama “Custo por Mil” (CPM).
Neste caso, a quantidade de inscritos não é tão importante quanto a quantidade de pessoas que assistem o vídeo. Então o conteúdo enriquecido de informações e criatividade, pode garantir que se destaque entre os demais.
O uso do Copyright Match Tool é uma excelente aposta nesse processo, pois o recurso traz a correspondência de direitos autorais do YouTube.
Por meio desta análise, é possível identificar se o seu conteúdo está atrelado com outros vídeos. Isso reduz a originalidade e pode fazer com que outros criadores solicitem a remoção de seu material, caso julguem apropriação.
4. Exibir anúncios
Uma das formas de conseguir levantar dinheiro através do YouTube é com a exibição de anúncios em seus vídeos. Esse modelo de publicidade paga reverte uma fração do valor recebido pelas empresas para os criadores.
Investir em video promo para publicação no YouTube é uma estratégia eficiente para aumento de visibilidade e conversão de espectadores em clientes.
Por exemplo: Caso o seu canal seja sobre sustentabilidade e assuntos relacionados a uma rotina de consumo consciente, ele pode ser escolhido por empresas que comercializam produtos biodegradáveis.
O seu espaço pode se tornar uma vitrine para produtos de limpeza ecológicos, fornecedores de alimentação sem agrotóxicos ou até roupas e acessórios desenvolvidos por marcas que cultivam essa filosofia.
5. YouTube Premium
Além da remuneração adquirida pelas visualizações registradas pelo YPP e pela divulgação de publicidade, outra forma de conseguir dinheiro pelo Youtube é a parte da receita gerada do YouTube Premium.
Esta modalidade com assinaturas individuais de R$20,90, traz à plataforma um valor mensal que ainda não foi divulgado oficialmente.
Parte desse recurso é destinada aos criadores de conteúdo, levando em consideração o total de espectadores que os assistem no período.
Para monetizar com o YouTube Premium, o canal precisa criar conteúdos exclusivos para assinantes da versão paga da plataforma.
6. Estante de produtos
Quando o seu canal atingir a marca de 10 mil inscritos, você pode usar outra ferramenta específica para monetização: a estante de produtos.
Nesta modalidade, o usuário tem a possibilidade de exibir produtos em uma pequena loja virtual atrelada ao próprio YouTube. Esse e-commerce permite a inclusão de itens que aparecem logo abaixo da descrição do vídeo e geralmente tem relação com o conteúdo apresentado.
Desta forma, as compras que forem realizadas por este caminho geram um comissionamento ao dono do canal.
6. Super Chat e Super Stickers
Outra maneira de arrecadar dinheiro pelo YouTube é usando os recursos de Super Chat (doações) e o Super Stickers (adesivos exclusivos). Estes itens são habilitados em transmissões ao vivo no YouTube, onde os espectadores podem doar valores entre R$1 e R$50.
Na fase inicial do Super Chat, somente 20 canais foram autorizados a experimentar o recurso. Entretanto, a ideia funcionou tão bem, que atualmente todos os criadores de conteúdo que praticam as normas de políticas e privacidade da plataforma, podem ter a transmissão em tempo real patrocinada pelos fãs.
Dependendo do valor, os usuários terão o comentário de sua autoria ou o adesivo em destaque no chat por mais ou menos tempo durante a live.
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