Siga-nos!

igreja

Brasil é eleito para Conselho de Segurança da ONU

Junto com o Brasil também foram eleitos Gana, Gabão, Emirados Árabes e Albânia.

em

Presidente Jair Bolsonaro e António Guterres, Secretário-Geral da ONU
Presidente Jair Bolsonaro e António Guterres, Secretário-Geral da ONU (Foto: Alan Santos/PR)

Nesta sexta-feira (11), o Brasil foi eleito como um membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biênio de 2022 a 2023.

Junto com o Japão, o Brasil é o país que foram eleitos mais vezes por este órgão, sendo a 11ª vez que o nosso país terá um assento junto ao órgão de decisão das Nações Unidas.

Há anos, o país vem pedindo uma posição permanente ao lado de outras nações.

A candidatura brasileira recebeu 181 votos a favor na Assembleia Geral da ONU, de 193 estados representantes, e foi aceita sem oposição entre os países da América Latina e do Caribe.

O Brasil então irá substituir São Vicente e Granadinas, que este ano completam seus dois anos de mandato, e entrará para o Conselho no próximo 1º de janeiro.

Igualmente, a Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes também foram eleitos nesta sexta-feira como membros não permanentes do Conselho para os próximos dois anos.

Como funciona o Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, cinco deles permanentes e o restante se alternam a cada dois anos.

Os países permanentes são os Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que têm direito a veto.

Todos os países eleitos nesta votação contaram com apoio de seus grupos regionais: Gana com 185 votos, Gabão com 183, Brasil com 181, Emirados Árabes Unidos com 179 e Albânia com 175.

Além dos cinco que foram eleitos hoje, a Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega continuarão como membros não permanentes para o próximo ano, pois assumiram neste ano o mandato, segundo a EFE.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending