Siga-nos!

igreja

Bispo argentino defendido pelo Papa é condenado à prisão por abuso sexual

Rede de sobreviventes de Abuso Eclesiástico na Argentina critica resposta da Igreja Católica.

em

Papa Francisco e o bispo Gustavo Zanchetta
Papa Francisco e o bispo Gustavo Zanchetta (Foto: Divulgação/Vatican Media)

O bispo na Argentina, Gustavo Zanchetta, que anteriormente foi defendido pelo Papa Francisco em meio a alegações de abuso sexual e nomeado para um cargo no Vaticano, foi recentemente condenado à prisão.

Na na sexta-feira, o bispo de 57 anos, foi condenado pelo tribunal argentino a quatro anos e meio de prisão por “abuso sexual simples, contínuo e agravado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo The Christian Post, Zanchetta, que atuou como bispo de Orán de 2013 a 2017, foi acusado em uma queixa formal por cinco padres em 2016 de ter cometido abuso sexual no Seminário São João XXIII.

Em 2019, um jornal argentino noticiou as queixas sobre a conduta de Zanchetta, que também incluía alegações de má conduta financeira. O Papa Francisco havia inicialmente defendido Zanchetta, lhe oferecendo um cargo em um escritório na Cidade do Vaticano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carlos Lombardi, da Rede de Sobreviventes de Abuso Eclesiástico na Argentina, que ajudou a representar as vítimas, disse que a sentença de Zanchetta foi “um forte golpe” para o papa devido à “defesa pública que ele fez neste caso”. Além disso, em um comunicado a Rede de Sobreviventes criticou a resposta da Igreja Católica aos abusos.

“Para nós, este é outro exemplo de como as hierarquias escolherão proteger uns aos outros e sua instituição em primeiro lugar e o farão às custas dos vulneráveis”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending