Siga-nos!

igreja

Batistas do Sul rejeitam mulheres pastoras e confirmam expulsão de igreja

Batistas confirmaram expulsão da Igreja Saddleback, fundada por Rick Warren.

em

Mensageiros levantam suas cédulas na Reunião Anual da Convenção Batista do Sul em Nova Orleans, Louisiana, em 14 de junho de 2023 (Foto: Robin Cornetet/Baptist Press)

Mensageiros da Convenção Batista do Sul votaram a favor de uma medida para impedir que as mulheres sirvam como “pastoras de qualquer tipo”, levando a denominação um passo mais perto de solidificar a regra como estatuto.

De acordo com The Christian Post, a proposta de emenda à constituição da SBC, liderada pelo pastor Mike Law, da Igreja Batista de Arlington, na Virgínia, foi aprovada na quarta-feira à tarde, após votação de mais de 12.000 mensageiros reunidos na reunião anual da denominação em Nova Orleans.

Sendo assim, a emenda foi aprovada por aproximadamente 80% dos mensageiros da SBC por votação. A nova medida estabelece uma condição para que as igrejas se afiliem à SBC: nenhuma mulher dentro da igreja teria permissão para ter o título de pastora. Segundo a Constituição da SBC, para que a emenda seja permanentemente incorporada à constituição, ela deve ser aprovada também na reunião do próximo ano.

“Proponho que a Constituição da Convenção Batista do Sul seja emendada para incluir um sexto item numerado no Artigo 3, Parágrafo 1, referente à composição. O sexto item numerado diria: ‘6. Não afirma, nomeia ou emprega uma mulher como pastora de qualquer tipo'”, disse Law do púlpito na quarta-feira.

Além disso, ele afirmou que não tem vergonha de 1 Timóteo 2:12 nem tememos o que a Bíblia ensina. A Declaração de Fé e Mensagem Batista 2000 da denominação afirma que “o cargo de pastor é limitado a homens qualificados pelas Escrituras”.

Desse modo, o Comitê Executivo da SBC endossou a recomendação de apresentar a emenda proibindo pastoras à convenção plena para votação. No entanto, o comitê recomendou explicitamente que os mensageiros votassem contra a emenda.

Por fim, a decisão ocorre poucas horas após os mensageiros votarem pela manutenção da exclusão da Igreja Saddleback, fundada por Rick Warren, da denominação devido à permissão da megachurch da Califórnia para uma mulher servir no cargo de pastora docente. A exclusão da Saddleback foi confirmada por 9.437 votos (88,46%) a 1.212 votos (11,36%), com 19 cédulas anuladas.

Antes da votação, Warren argumentou que os batistas do sul deveriam concordar em discordar sobre a questão das pastoras, enfatizando que a igreja concordava com tudo, exceto uma palavra, na doutrina da SBC: homens.

“Devemos remover igrejas por todo tipo de pecado sexual, pecado racial, pecado financeiro, pecado de liderança, pecados que prejudicam o testemunho de nossa convenção. Mas as 1.129 igrejas com mulheres na equipe pastoral não pecaram”, afirmou Warren.

Trending