Siga-nos!

cosmovisão

Apocalipse: Revelação e não confusão

O livro da revelação é cheio de símbolos, números, visões e orientações.

em

Cavalo amarelo do Apocalipse. (Reprodução)

Por séculos e séculos o livro de Apocalipse tem sido o livro mais mal compreendido, temido e aterrorizante, mas ao mesmo tempo o mais curioso, apaixonante e debatido todas as pessoas da terra, em especial pelos próprios cristãos.

Várias linhas de pensamentos e conclusões sobre temas diversos dentro do livro, dividem opiniões e maneiras de ver como será o tempo do fim. São diversas as linhas de interpretação que abordam questões relacionadas ao fim dos tempos.

Inúmeras teorias da conspiração têm sido criadas em cima de Apocalipse e muitas “profecias” sobre quem seria o anticristo e quando Jesus voltaria não se cumpriram, mostrando os equívocos que tantas pessoas, em especial líderes cristãos, têm cometido no decorrer dos séculos buscando interpretar esse último livro da Bíblia.

Mas o que significa Apocalipse e por que quis Deus deixar esse livro para que nós humanos pudéssemos lê-lo? Qual o desejo de Deus ao nos permitir ter acesso a esses escritos? Seria nos causar terror, confusão ou nos deixar uma mensagem clara e objetiva sobre os tempos do fim?

Apocalipse vem do latim apocalypsis, em relação ao grego apokálypsis, que significa manifestação ou descoberta, construído a partir do prefixo “apo”, no sentido de externo, fora ou como agente de distância, com base no apoio indo-europeu, por afastar, e o verbo kályptein, indicando a ação de ocultar.

Resumindo, Apocalipse significa “afastado do oculto”, “distante do escondido”, ou, em outras palavras, algo “totalmente revelado”. Apocalipse, portanto, é uma revelação de Deus para a humanidade.

Lembra daquela árvore chamada eucalipto? Seu nome foi feito a partir do Grego “eu”, com significado de “bem”, mais kalyptós, “coberto”, de kalyptein, “cobrir, tapar”, devido à cobertura dos seus frutos, que se apresentam como que protegidos por uma tampa em seus pequenos alojamentos.

Podemos entender Apocalipse então como um eucalipto, mas sem sua cobertura, dando assim um visível acesso ao fruto que antes ficava escondido.

Por muito tempo Deus esteve parcialmente revelado, pois ainda estava coberto pelas leis judaicas, pelo templo, pela arca da aliança e por tantas outras formas, mas em Cristo Jesus revelou a Deus, sua face, seu amor, sua bondade, sua justiça, sua graça e misericórdia e deu privilégio para todo aquele que nEle crer, receber o Espírito Santo, que a todos conduz para um entendimento completo de cada livro das Escrituras Sagradas, levando-os a praticarem cada princípio nele contido.

Deus não escreveu a Bíblia para ser apenas lida e estudada, mas principalmente para ser praticada. Por isso, Apocalipse é um livro cheio de símbolos, números, visões e orientações que, quando lido e estudado corretamente, tendo a dependência de Deus na interpretação, deixa de ser um livro que traz confusão e passa a ser um livro que traz o que sempre se propôs a fazer que é a revelação divina sobre os tempos finais.

“Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que precisa acontecer logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas.” (‭‭Apocalipse‬ ‭1:1)‬

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor da Igreja Aviva Panambi, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Liderança Exemplar, especialista em Aconselhamento Pastoral e Libertação e Cura, Escritor com dois livros lançados, Músico e Compositor. É casado com Cíntia Stürmer e pai do Benjamin e Natanael.

Trending