Siga-nos!

israel

Acordo entre Israel e Hamas fornece remédios para reféns e moradores de Gaza

Senadores dos EUA e Israel destacam situação de reféns mantidos pelo Hamas.

em

Ataque contra o Hamas
Ataque contra o Hamas (Foto: Adel Hana/AP)

Senadores dos EUA e autoridades israelenses destacaram a situação de centenas de reféns mantidos pelo Hamas por mais de 100 dias. Após meses de espera, medicamentos essenciais estão a caminho dos reféns. Desse modo, em outubro, o Hamas sequestrou Sharon Cunio, seu marido David e suas gêmeas de 3 anos. O Hamas libertou ela e suas filhas em novembro, mas seu marido permanece refém.

“Ele me disse: ‘Lute por mim, não desista. Por favor, grite o que eu não posso gritar, por favor, me ajude a sair.’ Ele me disse ‘Estou com medo pra caramba.’ Esta foi a última frase, ‘Estou com medo pra caramba'”, disse ela.

Nesse sentido, Catar, que atuou como intermediário entre Israel e o Hamas, enviou dois aviões na quarta-feira transportando mais de 60 toneladas de medicamentos e outras ajudas para Gaza, destinados aos reféns e aos palestinos. É o primeiro acordo entre Israel e o Hamas desde novembro.

Desse modo, um alto funcionário do Hamas afirmou que, para cada caixa de medicamentos destinada aos reféns, 1.000 caixas seriam enviadas para os palestinos. No entanto, não houve informações sobre como os medicamentos seriam distribuídos aos reféns, muitos dos quais dependem dos medicamentos.

Esforços para resgate

Além disso, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Contra-Almirante Daniel Hagari, afirmou que eles farão todos os esforços em coordenação com o Catar, que foram quem desenvolveu, iniciou e está liderando esse movimento. No Capitólio, senadores dos EUA se reuniram com famílias dos reféns, alguns dos quais são cidadãos dos EUA.

“Nossos filhos têm muito a oferecer ao mundo. Devemos fazer tudo o possível para trazê-los de volta. Qualquer acordo proposto deve incluí-los todos. Esses meninos poderiam ser seus filhos. Eles devem ser trazidos para casa. Eles não podem ser tratados como última prioridade. Não podem ser negligenciados”, disse Orna Neutra, mãe de um refém americano em Gaza.

Segundo CBN News, muitos desses reféns provavelmente estão detidos no labirinto de túneis sob a Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel afirmam que o sistema de túneis é muito maior do que o estimado, com até 450 milhas de túneis espalhados por toda Gaza subterrânea. Enquanto isso, o destino do marido de Sharon Alony Cunio, David, e o restante dos reféns é incerto.

Trending