Siga-nos!

cosmovisão

Aba Pai – Feliz dia dos pais

Deus, o criador dos céus e da terra, também se apresenta como Pai.

em

Deus
Ilustração de Deus (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

Em Romanos 8:14-17, encontramos a doutrina da paternidade divina apresentada pelo apóstolo Paulo e suas grandes vantagens espirituais:

  • O pai guia: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14);
    A paternidade dá liberdade: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15);
  • A paternidade dá segurança, confiança e certeza: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16);
  • A paternidade dá família e herança “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8:17).

Declarações no Dia dos Pais

Nesse segundo domingo de agosto, comemoramos o Dia dos Pais.

Alguém pode dizer que todos os dias são Dia dos Pais, contudo, não são todos os dias que paramos para reconhecer essa verdade. Nesse dia, os filhos dão presentes e fazem declarações de amor e homenagem afetuosa aos seus pais.

Quero ler algumas dessas declarações:

“Pai, este presente não é nada perto do amor que sinto por você. Te amo! Feliz Dia dos Pais!”

“Papai, me diga o que quer ganhar, que mandarei a mamãe comprar. Feliz Dia dos Pais.”

“Pai, mesmo que as vezes te peça dinheiro como se fosse banco, mesmo que peça o carro emprestado, mesmo que tenha que me buscar, mesmo sendo eu o culpado pelos seus cabelos brancos… Quero te dizer que você é um grande Pai, que te admiro e que eu te amo muito! Obrigado! Feliz dia dos Pais!”

“Papai, louvo a Deus todos os dias por ser sua filha. Por que tu és para mim um exemplo! Que coisa maravilhosa é poder contar com você e estar ao seu lado nos dias tristes e também nos mais felizes de minha vida. Te desejo hoje um Feliz Dia dos Pais!”

Deus Pai na Bíblia

Na Bíblia Sagrada, Deus, o criador dos céus e da terra, também se apresenta como Pai. Não somente se apresenta como Pai como também é chamado de Pai por aqueles que se consideram seus filhos, muito mais que suas criaturas, conforme está escrito em Êxodo 4:22: “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito”.

O Senhor Jesus apresenta Deus como seu Pai e Pai dos discípulos – João 20:17: “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Nesse momento pode surgir a seguinte pergunta: Quando o Senhor se torna nosso Pai? A resposta está em João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”, até então, somos criaturas, criados a imagem e semelhança de Deus, mas ainda assim criaturas. É só quando cremos em Jesus, o filho unigênito de Deus, que nos tornamos seus filhos.

Deus Pai e Deus Filho

A relação da paternidade divina está na oração que Jesus ensinou a seus discípulos: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). Pois, era assim que Jesus se referia a Deus, como seu Pai: “JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti” (João 17:1)

A relação de Jesus com o Pai envolvia trabalho, como lemos em João 5:17: “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”, a união de Jesus com o Pai era sem igual: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

ABA, PAI – Uma relação de intimidade

Ainda, nas páginas das Sagradas Escrituras vemos a relação de Deus o Pai com seus filhos. Aba é o termo aramaico usado pelas familias judias para chamar o pai de forma íntima e carinhosa de “papai” ou “paizinho querido”.

Vejamos agora as características desse “papai” – Aba –, que é o nosso Pai celeste:

  • O Pai que está sempre presente: “E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 42. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste” (João 11:41b-42);
  • O Pai que não desiste: “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3);
  • O Pai que espera: “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” (Lucas 15:20);
  • O Pai que perdoa: “E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e sandálias nos pés; 24. Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:21,22 e 24);
  • O Pai que corrige: “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho” (Hebreus 12:6).

Enfim, um Deus que é amor, um Pai que Ama: “porque Deus é amor” (1 João 4:8).

Nem todos somos pais, mas, todos somos filhos desse Deus e Pai Maravilhoso. Que nesse Dia dos Pais possamos todos dizer: ABA, PAI!!

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor Batista, Diretor dos Amigos de Sião, Mestre em Letras - Estudos Judaicos (USP).

Trending