Siga-nos!

mundo

A ofensiva russa pode resultar em uma Terceira Guerra Mundial?

Uma ação da Rússia contra países membros da Otan levaria ao conflito.

em

Tropas russas se mobilizam na fronteira com a Ucrânia
Tropas russas (Foto: Russian Defense Ministry/AP)

Com a ofensiva russa contra a Ucrânia, que almejava fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), muitas pessoas se perguntam se isso pode resultar em uma Terceira Guerra Mundial.

A resposta é que o cenário está se construindo, mas não se imagina que os países em todo o mundo venham se envolver na situação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora as chances sejam remotas, ainda assim assim existe uma possibilidade se a Otan decidir interferir usando suas forças militares contra a Rússia.

Neste caso, as principais potências do mundo estariam envolvidas no conflito, já que a Rússia é apoiada pela China e a Otan comandada pelos Estados Unidos.

No entanto, os Estados Unidos e o Reino Unido recuaram diante da ofensiva da Rússia, demonstrando fraqueza diante da ameaça que era iminente e que se concretizou com a invasão russa.

“É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, no início deste mês, prometendo que não enviaria tropas americanas para a Ucrânia sob nenhuma circunstância.

Apesar das sanções econômicas, a Rússia mostrou estar disposta a seguir com seu plano de reconstrução da URSS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo, um cenário de conflito mundial dependerá da reação do ocidente. Se os países membros da Otan não interferirem, então dificilmente teremos um cenário de Terceira Guerra Mundial.

No entanto, se os países interferirem movimentando suas forças militares contra a Rússia, o cenário de uma guerra mundial estará sendo construído.

Um cenário que poderia causar o conflito nestas proporções, seria um ataque da Rússia contra algum Estado-membro da Otan.

De acordo com o Artigo 5 da Otan, a aliança militar ocidental é obrigada a defender qualquer Estado-membro que seja atacado.

Como dito anteriormente, a Ucrânia não é membro da Otan, embora tenha dito que queria se juntar à aliança militar antes do ataque russo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por outro lado, países do Leste Europeu como Estônia, Letônia, Lituânia ou Polônia —que já fizeram parte da órbita de Moscou nos tempos soviéticos— são todos membros da Otan.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending