Siga-nos!

opinião

A igreja evangélica brasileira e o culto ao imperador

Enquanto Cristo reflete a imagem de Deus, o narcisismo humano reflete a natureza do pecado.

em

Eu estava voltando de uma de minhas atividades em uma cidade distante de onde resido, quando pelo caminho não pude deixar de notar uma placa de igreja. O que me chamou a atenção não foi o nome da igreja, como já é comum hoje em dia, nomes pouco criativos acabam chamando atenção. O nome desta igreja não tinha nada de mais, apenas identificava um pequeno ministério, mas o que chamou minha atenção foi a foto do pastor em tamanho tão grande quanto o nome da própria igreja.

Comecei a meditar como aquilo que eu tinha acabado de ver tornou-se em algo comum em nosso tempo. Talvez não seja tão comum assim a foto do pastor na placa da igreja. Apesar de grandes denominações neopentecostais usarem deste dispositivo, não é algo tão comum assim. Contudo, o uso cada vez mais frequente da imagem do pastor é um fenômeno bastante perceptível atualmente.

O advento das redes sociais potencializou uma cultura de culto à imagem pessoal como nunca. Sem dúvida, o uso das redes sociais é uma necessidade para a comunicação em nosso tempo e transformou-se em um meio importante de comunicação e até de evangelização. Eu mesmo que sempre fui muito resistente em utilizar estes meios, recentemente fui convencido por dois amigos que não deveria fugir de algo que é tão comum às pessoas deste tempo. Contudo, isto não apaga o fato de que está sendo promovido um verdadeiro culto à imagem de alguns pastores.

O culto à imagem não é algo novo, antigos reinos helenísticos dos Selêucidas e dos Ptolomeus elevavam a condição de seus monarcas a divindades. Mas, é em Roma que o culto ao imperador tomou enormes proporções.

O culto ao imperador romano começou desde Caio Júlio Cesar Otaviano Augusto, o primeiro imperador, que após sua morte passou a ser venerado como um deus. Tiberio, filho adotivo de Augusto, denominava-se filho de um deus. Calígula, entretanto, foi muito além, chegando a planejar a colocação de uma estátua sua no Templo em Jerusalém, mas morreu antes de concluir seu projeto. O culto ao imperador passou a ser tão importante quanto ao culto às divindades romanas, e essencial para a sobrevivência do império que se estendia como nenhum outro até então.

A divinização do imperador e a obrigatoriedade de culto a ele era uma forma cultural de propagar o imperador como ser poderoso e fiador da paz. Ensinar o povo que o imperador era uma figura divina e exigir o culto a esta figura fazia com que a imposição do governo romano fosse absorvida com a menor resistência possível pelo povo, pois afinal levantar-se contra o imperador era levantar-se contra uma figura divina. Portanto, o culto imperial consistia em uma forma de sustentação do poder pessoal do imperador romano.

Uma vez que o Cristianismo se espalhou rapidamente, opondo-se a toda forma de culto ou adoração a qualquer ser humano ou divindade que não seja o Deus da Bíblia, não demorou muito para que iniciasse uma perseguição. Roma começou a ver no Cristianismo uma ameaça ao seu poder, por isso a nova doutrina que ensinava o culto a um único Deus e que via em Jesus, o único Filho de Deus, passou a ser duramente perseguida.

É interessante observar que hoje o recurso romano de manutenção do poder voltou a ser usado mesmo dentro da igreja cristã. Parece que o ensino da própria história do Cristianismo, quando Martinho Lutero iniciou o movimento da Reforma Protestante também se opondo a um tipo de culto ao imperador, neste caso a infalibilidade papal, foi desaprendido por alguns líderes de igrejas.

Como já referi anteriormente, o fenômeno das redes sociais trouxe um novo culto à imagem. Talvez, realmente seja impossível ignorar as ferramentas de comunicação da pós-modernidade, mas ainda assim todo cristão deveria atentar para a realidade de que o Cristianismo surgiu exatamente em oposição a este tipo de manutenção de poder.

A revista da Escola Bíblica Dominical (CPAD, 3º trimestre 2023, p. 30), comentada pelo Pr. Douglas Batista, salienta que “o culto à autoimagem é uma forma de idolatria. Enquanto Cristo reflete a imagem de Deus (Hb 1.2,3), o narcisismo humano reflete a natureza do pecado (Jo 8.34)”. Concordo com o ensino deste comentarista, a primazia é de Cristo e não do homem.

João Batista, apontando para Jesus, já ensinava: “é importante que ele cresça e eu diminua” (Jo 3.30), e o apóstolo Paulo ensinou que “o viver é Cristo”. Ainda que os tempos de hoje forcem uma extrema exposição da imagem, é necessário que todo pastor siga o ensino e o exemplo de Cristo, que veio para glorificar o nome de Deus (Jo 12.27-28). Assim como Jesus glorificava ao Pai, a igreja foi estabelecida para glorificar a Cristo, dessa maneira é importante que todo líder cristão, seja pastor, pregador etc., tenha o discernimento do limite entre a necessária exposição da sua imagem e o culto à imagem.

Presidente da AD Viamão, foi missionário em Israel, África do Sul e Paraguai. Graduado em administração e teologia. Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior, Ensino Religioso, Gestão Estratégica de Pessoas. Mestrado em Teologia.

Trending