Siga-nos!

sociedade

7 Ferramentas excelentes para fazer artesanato com madeira

A arte de entalhar madeira abre portas para a criação de móveis, esculturas, diversos acabamentos finos e etc.

em

Artesanato com madeira
Artesanato com madeira (Foto: Reprodução/Pexels)

O artesanato é uma boa maneira de se livrar das pressões e da correria diária. Mais do que isso, a arte de fazer trabalhos manuais pode render uma grana extra. Juntando criatividade e disposição, você é capaz de criar obras incríveis através das 7 ferramentas excelentes para fazer artesanato com madeira.

A arte de entalhar madeira abre portas para a criação de móveis, esculturas, diversos acabamentos finos e etc. Trata-se de um mecanismo tão antigo quanto a história do homem. A necessidade de criar utensílios para a sobrevivência criou a oportunidade para expressar a cultura e a vida destes povos.

No Brasil, este tipo de arte é bastante comum, sendo canal de sustento para muitas famílias e artesãos. Principalmente em comunidades indígenas. A madeira é um dos materiais mais usados graças à sua versatilidade. Até mesmo pela durabilidade. Contudo, para os melhores resultados, é fundamental utilizar equipamentos adequados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estas peças que apresentaremos oferecem mais eficiência ao adaptar todo tipo de decoração. Sejam no acabamento ou no desenvolvimento de peças rústicas. Para isso, é preciso ter utensílios específicos durante a produção. Confira as ferramentas essenciais para fazer artesanato com madeira.

1- Formão

O formão serve para administrar o corte e entalhar madeira; ferramenta excelente para produzir peças artesanais. Inclusive para aprontar diferentes modelos de acabamento, No mercado, existe uma ampla variedade de tamanhos e formatos. No entanto, os mais utilizados são o formão reto e o chanfrado, para cortes em peças com ângulos inferiores a 90º.

O utensílio exige manuseio firme e certo conhecimento, com o intuito de evitar acidentes durante o artesanato.

2- Micro retífica

A micro retífica é uma das ferramentas essenciais para trabalhar com madeira. Isso porque o aparelho auxilia na construção de retas, para entalhar, arrumar peças, dar acabamento e corrigir imperfeições. O equipamento é um dos mais versáteis para fazer este tipo de artesanato. Já que conta com adaptações variadas, isto é, acessórios para cada serviço.

É possível utilizar a micro retífica com lixas, instrumentação com escovas, brocas e muito mais. Por isso, vale a pena dispor de um kit completo, que disponibilize mil e uma utilidades ao usuário.

3- Goivas

As goivas tem um formato um tanto similar se comparada aos formões. Porém, a diferença está na superfície curva, chanfrada; perfeita para acabamentos arredondados. Mostrando-se assim igualmente necessárias para trabalho com madeira. Também são bastante utilizadas junto com o torno, ferramenta que falaremos abaixo.

Antes de escolher a peça na loja, saiba que o tamanho informado geralmente diz respeito à largura da lâmina. O comprimento do arco não conta nesta medida. O tamanho fica entre 6 a 25 mm. Para segurar as goivas na hora do artesanato, é utilizada a mesma técnica de mão como no uso do formão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

4- Torno

O torno é usado para fixar a peça de madeira que está sendo trabalhada. Geralmente elas trabalham com um motor acoplado, que faz com que a peça gire, facilitando o acabamento da madeira. Possui vários tamanhos e tipos, basta escolher aquele que melhor encaixa no seu orçamento.

5- Grosas e limas

Servem para remover farpas e rebarbas de madeira. Enquanto que a lima possui ranhuras mais finas e serve para o desbaste de outros materiais, as grossas possuem ranhuras mais espessas e são feitas exclusivamente para a madeira.

Tais objetos possuem uma variedade grande de modelos, mas podemos destacar os tipos retos, redondos e meia cana. Imprescindíveis para o ofício do entalhe.

6- Lixas

As lixas são usadas para dar o acabamento final na madeira. Servem também para tirar excessos de farpas, deixar o objeto liso e pronto para receber vernizes ou tintas. Se for o caso.

Na hora de selecionar o modelo de lixa, inclusive no uso da micro retífica com lixa, é indispensável analisar o objetivo do trabalho. Para o lixamento mais pesado, se deve escolher uma lixa mais grossa. Já nos acabamentos finos, a lixa mais fina é a ideal.

Uma dica de ouro para manusear esta ferramenta é que não se deve colocar força demais. O segredo está no movimento e não na rigidez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

7- Kit de Craquelê

O efeito craquelado desejado por pessoas que fazem artesanato com madeira pode ser mais simples do que se imagina. Basta reservar um kit de craquelê para a tarefa e seguir um passo a passo sugerido por profissionais.

O conjunto contém potes de verniz base (ou verniz branco), além do verniz craquelê. O material requer aplicação bem direcionada, com tato equilibrado, para valorizar o resultado final na estética do mdf.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending