Siga-nos!

igreja perseguida

Síria: Como a guerra afetou a vida dos cristãos no país

Homens e mulheres cristãos ex-muçulmanos correm risco de morte.

em

Escombros de uma igreja na Síria
Escombros de uma igreja na Síria (Foto: Reprodução/AP)

A Síria enfrenta a guerra civil constantemente e tornou-se uma arena para perseguir cristãos, o país foi afetado fortemente pela covid-19 gerando uma crise econômica que aumentou os conflitos.

Muitos cristãos sírios forma forçados a se deslocar ou se refugiaram em outros país, por causa da guerra que já dura décadas e do islamismo radical que vem crescendo na região.

Quando a Turquia atacou a Síria no final de 2019 os extremistas islâmicos aproveitaram a instabilidade para acobertar os ataques aos cristãos. Nas regiões controladas por eles é proibido qualquer manifestação do cristianismo.

“Vejo homens, mulheres e crianças chorando de fome. É trágico. Nossa igreja percebeu que era o momento de apoiar as pessoas e mostrar o amor de Jesus em tempos difíceis”, desabafou o pastor George, um cristão perseguido na Síria.

Como está a perseguição na Síria atualmente?

Atualmente a perseguição aos cristãos continua severa, mesmo que haja alguma melhora a vista, a pandemia aumentou a desproteção dos cristãos frente aos grupos extremistas islâmicos e a sociedade em geral.

Apesar das ameaças continuarem iguais na Síria, os relatos de violência têm diminuído nos últimos dois anos.

A violência geralmente é causada por grupos radicais, redes criminosas, paramilitares, quadrilhas, oficiais do governo, parentes, partidos políticos, cidadãos não cristãos e mais, que praticam opressão islâmica e outras hostilidades.

Homens e mulheres são vulneráveis a violência no Oriente Médio

Todos os ex-muçulmanos são mais vulneráveis à perseguição na Síria, principalmente na província de Idlib, a noroeste, e em Hasakah, a nordeste, locais onde são controlados por militares islâmicos.

A maioria das mulheres e meninas cristãs vem de família muçulmana e acabam sofrendo perseguição dos próprios parentes, além dos militantes do islã. Em áreas controladas por rebeldes elas podem ser atacadas sexualmente.

Infelizmente a violência sexual contra a mulher é normalizada em alguns locais do país, as leis não protegem ninguem na prática, deixando-as completamente vulneráveis aos crimes, por isso muitas acabam escondendo a sua .

Homens cristãos podem ser alvos de sequestro ou assassinato, principalmente líderes das igrejas, caso isso aconteça a família fica totalmente desprotegida e passa por necessidades.

Para ajudar os cristãos na Síria, a Portas Abertas conta com a oração de todos e também com a ajuda de seus parceiros. Você também pode ajudar doando no site da instituição.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending