Siga-nos!

igreja perseguida

Sequestradores matam pastor a tiros após membros pagarem por resgate

Enquanto violência contra cristãos persiste na Nigéria, pastor sequestrado é morto por terroristas.

em

David Musa (Foto: Reprodução/Morning Star News)

Na terça-feira (14), confirmaram a trágica morte do reverendo David Musa, pastor da Igreja Evangélica Ganha Tudo (ECWA), na região de Obajana, no condado de Lokoja, Nigéria. Terroristas armados haviam sequestrado o pastor em sua fazenda no dia 11 de novembro. Os sequestradores exigiram inicialmente 20 milhões de nairas (cerca de US$ 23.676).

De acordo com The Christian Post, com pesar, um membro da igreja, John Emmanuel, compartilhou a triste notícia. Ele explicou que os sequestradores mataram o pastor após o pagamento do resgate. A igreja, incapaz de reunir o valor total exigido, conseguiu pagar apenas uma fração.

“Rev. Musa foi morto pelos terroristas depois que a liderança da igreja pagou um resgate de 1 milhão de nairas”, relatou Stephen Danladi, outro membro da igreja.

Desse modo, os sequestradores concordaram com o pagamento reduzido antes de dois membros da igreja irem resgatar o pastor. Contudo, ao retornar, o pastor foi traiçoeiramente morto pelos sequestradores. O Conselho da Igreja do Distrito ECWA Obajana confirmou o sequestro e assassinato do Pastor Musa em um comunicado, pedindo orações pela família, pela igreja e pelo conselho da igreja local.

Nesse sentido, a polícia do estado de Kogi confirmou o incidente e anunciou o início das investigações. O porta-voz, William Ovye Aya, assegurou à igreja que os responsáveis pelo assassinato do Pastor Musa seriam presos e processados. A Nigéria, conforme apontado pelo relatório da Lista Mundial de Observação de 2023 da Portas Abertas, liderou o mundo em número de cristãos mortos por sua fé em 2022, totalizando 5.014.

Além disso, o país registrou o maior número de cristãos sequestrados, agredidos sexualmente, forçados a casar ou fisicamente e mentalmente abusados. A violência contra cristãos também se expandiu para o sul do país, majoritariamente cristão. A Nigéria ocupa agora a sexta posição na Lista Mundial de Observação de 2023 dos países onde é mais difícil ser cristão.

Assim, o governo nigeriano continua negando que essa violência seja perseguição religiosa, o que permite que as violações dos direitos dos cristãos ocorram impunemente. O país também figura como o segundo com mais ataques a igrejas e pessoas deslocadas internamente.

Trending