Siga-nos!

igreja perseguida

Relatório aponta 436 atos de hostilidade contra igrejas dos EUA documentados em 2023

Relatório aponta aumento da hostilidade contra igrejas nos EUA.

em

Igreja Batista New Hope do Missouri vandalizada (Foto: Randy Festervand/Fellowship Baptist Association)

Um relatório recente do Conselho de Pesquisa da Família indica que a hostilidade contra igrejas nos Estados Unidos está aumentando. Em 2023, registraram-se 436 incidentes contra igrejas, mais que o dobro do número relatado em 2022 e oito vezes mais do que em 2018.

Segundo The Christian Post, o relatório mais recente, intitulado “Hostilidade Contra Igrejas”, inclui incidentes de hostilidade registrados ao longo de 2023. Assim, desde 2018, a organização de defesa cristã conservadora coletou dados sobre atos de hostilidade contra igrejas, totalizando 915 incidentes nos últimos seis anos.

Ataques Contra Igrejas

Nesse sentido, entre janeiro e novembro de 2023, foram registradas pelo menos 315 ocorrências de vandalismo, 75 ataques ou tentativas de incêndio criminoso, 10 incidentes relacionados a armas de fogo, 20 ameaças de bomba e 37 outros incidentes em igrejas. O relatório aponta que 17 dos incidentes se enquadram em mais de uma categoria, sendo vandalismo e incêndio criminoso as combinações mais comuns.

Desse modo, Tony Perkins, presidente do Conselho de Pesquisa da Família, destacou que há uma conexão entre a perseguição religiosa crescente no exterior e a hostilidade cada vez maior contra igrejas nos Estados Unidos. Ele ressaltou que as políticas governamentais contribuem para esse ambiente hostil.

“A indiferença no exterior à liberdade fundamental de religião é rivalizada apenas pelo crescente antagonismo em relação aos absolutos morais ensinados pelas igrejas crentes na Bíblia aqui nos EUA, que está fomentando esse ambiente de hostilidade em relação às igrejas”, afirmou.

Incidentes Preocupantes

Além disso, o relatório apontou que os ataques contra igrejas foram generalizados em 48 estados e no Distrito de Columbia em 2023. Incidentes foram mais comuns em estados com maior população, sendo a Califórnia o estado com o maior número de incidentes, seguido pelo Texas.

Assim, foram relatados incidentes preocupantes, como um ato de vandalismo em junho que causou mais de US$ 100.000 em danos à Fowler United Methodist Church, uma igreja historicamente negra em Annapolis, Maryland. Os vândalos rasgaram páginas da Bíblia e de hinários, espalhando as páginas rasgadas pelo chão e bancos da igreja.

Por fim, o relatório também menciona casos de vandalismo com sentimentos antissemitas e símbolos satânicos. Ele ainda destacou a preocupação com a segurança das igrejas e liberdade religiosa nos Estados Unidos.

Trending