Siga-nos!

vida cristã

Rabino messiânico é impedido de participar de evento judeu

Ari Waldman diz que judeus e cristãos devem se voltar para Jesus.

em

Ari Waldman (Foto: Reprodução/Bhsdallas.org)

O rabino messiânico Ari Waldman nunca imaginaria que sua congregação seria impedida de participar de um concurso de churrasco de chili no Texas, organizado por judeus.

Ao questionar o motivo, o rabino sênior da Baruch Hashem, sediada em Dallas, foi informado de forma educada: “Você não é uma organização judaica”.

“[Eles] nunca disseram abertamente que é porque acreditamos em Jesus”, disse Waldman. “Mas essa foi a implicação.”

Waldman, natural do norte do Texas e que atua como rabino sênior da Baruch HaShem desde 2017, está acostumado a olhares desconfiados e expressões confusas quando diz às pessoas que é um rabino messiânico.

Sentado em seu escritório, rodeado por livros de teologia e história, Waldman relembrou uma conversa que teve enquanto frequentava o seminário na King’s University, em Southlake, próxima dali, uma conversa que ele considera emblemática de seu ministério.

Em um almoço com um amigo, Waldman foi apresentado a outro colega como um judeu messiânico.

“Ele me olha e diz: ‘Então, qual é a importância de vocês?’ E eu respondi: ‘Na verdade, não muito'”, disse ele. “E ele disse: ‘Por que é importante para você ter uma congregação messiânica?'”

Waldman então citou a promessa de Jesus em Mateus 23:39, quando Ele disse aos líderes judeus: “Pois eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor'”. Waldman explicou que, em hebraico, o verso original seria algo como: “Nós te damos as boas-vindas a este lugar”.

“Eu disse: ‘Isso significa que Ele não retornará até que a cidade judaica de Jerusalém O receba de volta, e Jerusalém é a capital do estado judeu'”, disse Waldman.

“E ele me olhou e disse: ‘É a primeira vez que alguém me explica isso no Novo Testamento'”.

Waldman não se incomoda com essas reações, pois reconhece que muitos cristãos tendem a pensar teologicamente apenas em termos do Novo Testamento. Embora alguns possam imaginar que uma congregação messiânica se concentre exclusivamente na Torá – de Gênesis a Deuteronômio, os primeiros cinco livros da Bíblia -, estão enganados, acrescentou.

“Para mim, Romanos 11 é o ponto de partida, onde Paulo diz que há um papel específico para o povo judeu e um papel específico para os gentios”, disse Waldman. “Os gentios devem provocar ciúme no povo judeu por seu próprio Deus… e o papel do povo judeu é ser uma luz para as nações”.

Segundo ele, se ambas as partes desempenharem seu papel corretamente, “isso atrairá mais nações para o Deus de Israel, e essas ‘mais nações’ provocarão mais judeus, criando assim uma relação simbiótica que só cresce”.

O problema surge quando uma das partes falha em cumprir seu papel – uma falha pela qual, ele acrescentou, ambos os grupos são culpados.

Trending