Siga-nos!

estudos bíblicos

Quem é Deus?

Conheça o criador de todas as coisas e suas características principais.

em

Deus
Ilustração de Deus (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

A busca por Deus é algo que está dentro do ser humano. Todos os homens sentem a necessidade ou carência de um ser superior, ao qual encontra respostas para todas as suas questões.

O filósofo Fiódor Dostoiévski afirmou: “Dentro do homem existe um vazio no tamanho de Deus”. Mas, afinal, quem é Deus?

Deus é o Criador de tudo o que existe. Tanto o universo, como todos os seres que existem, tudo foi criado por Deus, que se revela ao homem através da natureza, da Bíblia, do Seu Filho, Jesus Cristo, como também pelo Seu Espírito, o Espírito Santo.

Logo, entendemos que Deus é espírito, não tem limitações físicas, é também um indivíduo dotado de intelecto e valores morais muito superiores aos dos homens.

Além disso, Ele também possui atributos comunicáveis e incomunicáveis. Ou seja, Deus tem características conhecidas para nós, como amor, justiça, moral, paciência, etc. Como também algumas que são incomuns, como onipotência, oniciência, onipresença, imortalidade, eternidade, entre outras.

Como é Deus?

Sendo a Bíblia a Palavra de Deus, ela nos traz características claras sobre Ele, o que nos permite conhecê-Lo de forma mais profunda.

Primeiramente, sabemos que Deus tem características de uma personalidade, ou seja, é um indivíduo criativo, com sentimentos, humor, imaginação, moral, entre outras características. Ele se alegra, se entristece, se zanga.

Essas características de Sua personalidade foram compartilhadas com o homem: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).

Além disso, sabemos que Deus é único, não existe outro ser superior a Ele ou semelhante a Ele. Apesar disso, ele se manifesta em três: Pai, Filho e Espírito Santo, o que chamamos de Trindade.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:18,19)

Atributos

Como foi dito anteriormente, Deus possui seus atributos comunicáveis, que são aqueles compartilhados com o homem, e os incomunicáveis, que são aqueles característicos apenas a Ele mesmo.

Entre os atributos incomunicáveis, sabemos que Deus é infinito. Portanto, Ele sempre existiu e sempre existirá, sendo sua longevidade impossível de calcular, já que foi Deus quem inventou o tempo e o espaço, não estando limitado por eles.

Outro atributo incomunicável de Deus, segundo a Bíblia, é que Ele é Onipotente, ou seja, possui poder ilimitado.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Isaías 40:28)

Ele também é Onipresente, estando em todos os lugares ao mesmo tempo. E também é Onisciente, tendo todo o conhecimento.

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” (Salmos 139:7-12)

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending