Siga-nos!

estudos bíblicos

Que sinais indicam que o fim dos tempos está se aproximando?

Com esses sinais em mente, podemos ser sábios e discernidores em relação à expectativa dos tempos do fim.

em

Sinais nos céus
Sinais nos céus (Foto: Reprodução/Facebook)

No livro de Mateus, capítulo 24, versículos 5 a 8, Jesus nos dá algumas pistas importantes para discernir a abordagem do fim dos tempos: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio das dores.”

Um aumento de falsos messias, um aumento de guerras e um aumento de fomes, pragas e desastres naturais – estes são sinais dos tempos do fim. Neste trecho, porém, recebemos um aviso: não devemos ser enganados, porque esses eventos são apenas o começo das dores do parto; o fim ainda está por vir.

Alguns intérpretes apontam para cada terremoto, cada agitação política e cada ataque a Israel como um sinal certo de que os tempos finais estão rapidamente se aproximando. Embora os eventos possam sinalizar a abordagem dos últimos dias, eles não são necessariamente indicadores de que os tempos do fim chegaram.

O apóstolo Paulo advertiu que os últimos dias trariam um aumento marcante no falso ensino. “O Espírito diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1). Os últimos dias são descritos como “tempos perigosos” por causa do caráter cada vez mais maligno do homem e das pessoas que ativamente “se opõem à verdade” (2 Timóteo 3:1-9; veja também 2 Tessalonicenses 2:3).

Outros possíveis sinais dos tempos do fim incluiriam a reconstrução de um templo judaico em Jerusalém, um aumento da hostilidade em relação a Israel e avanços em direção a um governo mundial. O sinal mais proeminente dos tempos do fim, no entanto, é a nação de Israel em si.

Em 1948, Israel foi reconhecido como um estado soberano, essencialmente pela primeira vez desde o ano 70 d.C. Deus prometeu a Abraão que sua posteridade teria Canaã como “posse eterna” (Gênesis 17:8), e Ezequiel profetizou uma ressurreição física e espiritual de Israel (Ezequiel 37). Ter Israel como nação em sua própria terra é importante à luz da profecia dos tempos do fim por causa da proeminência de Israel na escatologia (Daniel 10:14; 11:41; Apocalipse 11:8).

Com esses sinais em mente, podemos ser sábios e discernidores em relação à expectativa dos tempos do fim. Não devemos, no entanto, interpretar nenhum desses eventos isolados como uma clara indicação da chegada iminente dos tempos do fim.

Deus nos deu informações suficientes para que possamos estar preparados, e é isso que somos chamados a fazer enquanto nossos corações clamam: “Vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20). Devemos estar vigilantes e prontos, sabendo que ninguém sabe o dia ou a hora da volta de Cristo (Mateus 24:36), mas mantendo nossos olhos fixos em Jesus, o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:2). Como cristãos, devemos estar sempre prontos para dar razão da esperança que temos (1 Pedro 3:15) e viver em santidade e retidão, sabendo que um dia prestaremos contas a Deus (2 Coríntios 5:10).

Trending