Siga-nos!

opinião

Pregador Armador

em

Eu gosto de estudar as escrituras a partir do seu contexto, o que foi dito a partir do momento que foi dito, sua cultura, geografia e etc. Mas a práxis exige que eu transporte o ocorrido de 2 mil anos atrás para 2 mil anos a frente, e assim tirar lições para a necessidade e realidade de hoje.

Karl Barth, teólogo protestante, chega a dizer que o cristão deve carregar em uma das mãos a Bíblia e na outra o jornal do dia.

Transportar um texto de 2 mil anos atrás para os dias de hoje, trazendo de uma cultura do oriente, para uma do ocidente, não é nada fácil, e pra ser fiel a essa tarefa eu preciso aprender a tirar uma planta de um vaso e planta-la em outro sem nunca desligar sua raiz do vaso anterior.

Eu tenho dúvida se o que a bíblia quer dizer é mais importante do que o que bíblia diz, ou o que a bíblia diz é mais importante do que o que a bíblia quer dizer?

O problema é que se eu ficar só no que ela diz talvez eu nunca deixe de navegar em águas rasas, enquanto que descobrir o que ela quer dizer é navegar em águas profundas, mas na verdade o que a bíblia diz “é um mar muito mais firme” do que o que ela quer dizer, afinal o que ela quer dizer na verdade pode ser o que eu quero que ela diga e é ai que mora o naufrágio.

Enquanto tenho dúvida, vou ficando com o que ela diz, e se eu não me contentar vou buscar o que ela quer dizer no seu sentido mais comum, deixar que ela fale por si.

Ficar com o que ela diz talvez não seja uma grande aventura nesse mundo onde tanta gente encontra tantos mistérios para o que ela quer dizer, mas vou ficar com o que ela diz mesmo assim, e fazendo isso me sinto como que dentro de um barco, seguro do naufrágio da eixegese, e se um dia eu tiver que dizer o que ela quer dizer, vou fazer isso a exemplo de Pedro ” Senhor permita-me ir ter contigo

Alan Corrêa

Twitter: @opoiema

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending