Siga-nos!

política

Partido das Trevas: PT agora ataca Embaixada de Israel desgastando relação

Presidente da sigla atacou embaixador no país.

em

Gleisi Hoffmann (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Apelidado de Partido das Trevas, o PT (Partido dos Trabalhadores) voltou a criar desgaste na relação bilateral entre Brasil e Israel, atacando a Embaixada de Israel no Brasil por causa de um encontro do embaixador do país com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Mais uma vez o embaixador de Israel no Brasil intrometeu-se indevidamente na política interna de nosso país, num ato público com o inelegível Jair Bolsonaro, realizado em pleno Congresso Nacional”, atacou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Membros do partido, incluindo o senador Humberto Costa (PT-PE) e a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, também se manifestaram nas redes sociais sobre o mal-estar provocado pela interação do embaixador com o governo brasileiro.

O episódio ganhou destaque após a presença de Bolsonaro no Congresso para assistir a um vídeo exibido pela Embaixada de Israel. O conteúdo mostrava ataques do grupo terrorista Hamas contra civis. Gleisi Hoffmann acrescentou: “A aliança espúria entre Bolsonaro e o embaixador de Israel é mais repugnante ainda porque envolve a segurança e a vida de cidadãos brasileiros mantidos sob cerco e ameaça no massacre militar na região da Faixa de Gaza”.

Antes disso, o serviço de segurança israelense, Mossad, havia afirmado ter auxiliado o Brasil em investigações sobre dois brasileiros suspeitos de integrarem o grupo terrorista Hezbollah. Contudo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, questionou a influência externa na Polícia Federal.

Até o momento, o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a diplomacia brasileira não se pronunciaram, sugerindo uma tentativa de evitar agravamento da situação, especialmente devido a brasileiros ainda presos em Gaza. Entretanto, as declarações do PT podem contribuir para o desgaste nas relações entre os dois países.

Trending