Siga-nos!

estudos bíblicos

O apóstolo Pedro foi o “primeiro papa”?

Há quem use as palavras de Jesus para defender essa tese.

em

Cena de Dois Papas. (Foto: Peter Mountain / Netflix)

Olá, queridos leitores do Gospel Prime. A pergunta sobre a qual eu quero lançar uma resposta bíblica hoje está na boca de muita gente:

O apóstolo Pedro foi o “primeiro papa”?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Há quem use as palavras de Jesus em Mt 16:18 para defender a tese de que Pedro foi o primeiro papa, onde Jesus diz a Pedro: “Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Neste sentido, segundo pensam alguns, Pedro é a rocha sobre a qual a igreja seria edificada, que se tornou o primeiro papa infalível em todos os seus pronunciamentos doutrinários.

No entanto, é importante observar que:

* Pedro era casado (Mt 8:14), e os papas não se casam.

* Pedro não era infalível em suas visões doutrinárias. O próprio apóstolo Paulo teve de exortá-lo certa vez pela sua hipocrisia, porque ele não procedia “corretamente segundo a verdade do Evangelho” (Gl 2:14).

* Na verdade, a igreja primitiva perseverou firmemente na “doutrina dos apóstolos”, não apenas nem principalmente na de Pedro (At 2:42).

* A Bíblia declara inatacavelmente que Jesus é o fundamento da igreja, assegurando que “ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus” (1Co 3:11).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outros pontos a observar:

* Não há indicação alguma de que Pedro tenha sido o líder maior da igreja primitiva. Quando ocorreu o primeiro concílio em Jerusalém, Pedro teve apenas a oportunidade de introduzir o assunto (At 15:6-11). Tiago foi quem presidiu tanto a reunião quanto quem deu o parecer final (At 15:13-21).

* As “chaves do reino dos céus”, que foram entregues a Pedro (Mt 16:19), foram também entregues a todos os discípulos (Mt 18:1,18).

* Pedro nunca é chamado de “coluna” da igreja. Por contraste, Paulo fala de “colunas” (no plural): Tiago, Pedro e João (Gl 2:9). Perceba que nesta passagem Pedro nem mesmo é citado como primeiro entres as colunas.

* Muitos teólogos eruditos acreditam que a alusão de Jesus à “esta pedra” (Mt 16:18), sobre a qual a igreja seria construída, nada mais era do que “a firme como uma rocha” afirmação de Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em síntese, mesmo que a “pedra” se refira a Pedro, ele seria somente uma das pedras dentro do fundamento apostólico da igreja, não “A Rocha”. Uma vez que o próprio Pedro declarou que Jesus é “a principal pedra, angular” (1Pe 2:7), e Paulo destaca que os outros apóstolos são todos partes desse “fundamento” (Ef 2:20).

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Bacharel em teologia pela Faculdade Teológica e Apologética Dr. Walter Martin e mestrando em teologia ministerial pela Carolina University - Winston-Salem/NC/EUA. Pastor sênior da Igreja Batista Candelária em Candeias, PE, desde 2016. Escritor - autor do livro: Endireita-te com Deus - 7 Passos para uma Vida Emocional e Espiritual Plena. Casado com Shirley Costa, e pai do João Gabriel.

Trending