Siga-nos!

igreja

Morre Frank Barker Jr., membro fundador da Igreja Presbiteriana na América

Evangelista deixa como legado milhares de vidas que levou a Cristo.

em

Frank Barker Jr
Frank Barker Jr (Foto: Reprodução/Igreja Presbiteriana de Briarwood)

O pastor fundador de uma das congregações emblemáticas da Igreja Presbiteriana na América (PCA), que completaria 90 anos neste mês, morreu em 27 de dezembro. Segundo sua filha, Peggy Barker Townes, ele levou por volta de 10.000 pessoas a Cristo e discipulou inúmeras em Birmingham, ao redor do Alabama, e em todo o Sudeste.

“Ele modelou e motivou o PCA a ser apaixonadamente comprometido com a Grande Comissão, o trabalho básico de evangelismo e discipulado. Ele era um excelente exemplo de ser um verdadeiro membro da igreja com um coração do Reino”,  disse Harry Reeder, que sucedeu Barker em Briarwood.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Barker fundou a Igreja Presbiteriana Briarwood em um subúrbio de Birmingham, e a transformou em uma congregação de mais de 4.000 membros quando se aposentou em 1999, tornando-a uma das primeiras megaigrejas do Alabama e um grande exemplo do compromisso do PCA com o evangelismo.

De acordo com Christianity Today, em 1960, a Igreja Presbiteriana dos EUA, comumente conhecida como Igreja Presbiteriana do Sul, pediu a Barker para iniciar uma congregação em Vestavia Hills, Alabama.

O novo subúrbio só tinha cerca de 4.000 pessoas na época, mas cresceu mais de 200% na década seguinte, quando Birmingham se tornou um centro de luta pelos direitos civis. Barker não era conhecido por suas pregações, mas a igreja continuava a atrair multidões, e ele seguia enfatizando a importância do evangelismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando conservadores se reuniram em Macon, Georgia, para escrever uma “nova declaração de propósito” que “salientava a defesa da fé reformada e enfatizou a política pré-amazônica a todo custo”, Barker foi um dos principais palestrantes.

Mais tarde, representantes de 260 congregações decidiram romper e formar uma nova denominação presbiteriana conservadora, eles se reuniram em Briarwood e Barker presidiu a Primeira Assembleia Geral do que eles então chamaram de Igreja Presbiteriana Nacional. O pastor também serviu no comitê de missões e no comitê de constituição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Barker deixa sua esposa, Barbara; filhos Anita, Frank e Peggy; 14 netos; e nove bisnetos. Ele foi enterrado no Cemitério Nacional do Alabama em 3 de janeiro, e seu funeral está planejado na Igreja Presbiteriana de Briarwood em 8 de janeiro.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending