Siga-nos!

arqueologia bíblica

Moeda de 1.000 anos representando Jesus é descoberta na Noruega

Moeda rara com imagem de Jesus descoberta nas montanhas da Noruega.

em

Moeda descoberta no outono de 2023 (Foto: Martine Kaspersen/Innlandet County Municipality)

Uma moeda de ouro extremamente rara com a imagem de Jesus foi encontrada na Noruega. O detectorista de metal descobriu a moeda de 1.000 anos nas montanhas de Vestre Slidre, acreditando-se ser de origem bizantina.

Segundo Christian Today, a moeda, em notável estado de conservação, apresenta uma gravura nítida de Jesus segurando uma Bíblia em um lado, enquanto os pesquisadores acreditam que o reverso mostra os governantes bizantinos Basil II e Constantine VIII, que governaram juntos de 962 a 1025.

Além disso, apresenta duas inscrições. Uma em homenagem a “Jesus Cristo, Rei daqueles que reinam”, e outra em grego declarando “Basil e Constantine, imperadores dos romanos”. Estima-se que tenha sido cunhada entre 977 e 1025 d.C. A descoberta é considerada “muito rara” e tem empolgado as autoridades do Município do Condado de Innlandet, na Noruega, que divulgaram a notícia.

“A moeda é única no contexto norueguês. Manteve-se excepcionalmente bem. A moeda parece largamente inalterada desde quando foi perdida, talvez mil anos atrás”, afirmaram em um comunicado.

Teorias sobre origem da moeda

Sendo assim, as autoridades especulam sobre como a moeda chegou à Noruega, cerca de 1.600 milhas distante de Istambul, antiga capital do Império Bizantino, conhecida como Constantinopla. Uma teoria sugere que a moeda fazia parte do pagamento de Harald Hardrada quando liderava a Guarda Varangiana, uma unidade de guarda-costas dos imperadores bizantinos, antes de retornar à Noruega e se tornar o Rei Harald III.

Além disso, outras teorias apontam que um clérigo perdeu a moeda em suas viagens ao longo de rotas comerciais antigas da região ou que chegou à Noruega por meio do comércio de sal. Investigações no local da descoberta estão planejadas para 2024.

“As antigas rotas comerciais, as estradas do sal, eram baseadas no comércio de sal do oeste da Noruega, então também é possível que a moeda tenha entrado em um bom comércio entre sal e arenque do oeste, e lingotes de ferro, peles de rena e chifres do leste”, afirmaram as autoridades.

Trending