Siga-nos!

igreja

Igreja Protestante da Alemanha continua perdendo membros

Igrejas na Alemanha promovem iniciativas para combater declínio no número de membros.

em

Templo da Igreja Evangélica Protestante da Alemanha (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com estatísticas publicadas pela Igreja Evangélica Protestante da Alemanha (EKD), 19.725.000 pessoas pertenciam a uma de suas 20 igrejas, a partir de 31 de dezembro de 2021, cerca de 2,5% a menos do que no ano anterior, que contava com cerca de 20,2 milhões de membros.

Segundo Evangelical Focus, a igreja alemã explica que uma das principais razões para o declínio é o aumento do número de membros que morreram (360.000), bem como o alto número de pessoas que acabaram de deixar a igreja no ano passado (280.000).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, embora o número de batizados (115.000) tenha aumentado significativamente, em comparação com o primeiro ano de confinamento em 2020 (81.000), ficou abaixo do nível pré-pandemia, de 160.000 em 2019.

“Embora o carisma de uma igreja não dependa apenas do número de membros que formalmente pertencem a ela, não aceitaremos números de membros em declínio e persistentemente altos valores de renúncia como dados por Deus, mas tomaremos contramedidas decisivas sempre que possível”, disse a presidente do Conselho da EKD, Annette Kurschus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para aumentar seus números, a igreja decidiu promover o batismo direcionado, entre outras iniciativas. Muitas igrejas regionais estão atualmente oferecendo programas especiais de batismo para dar às famílias que não puderam celebrar um batismo durante o confinamento a oportunidade de o fazer.

“Quando batizamos uma criança, experimentamos diretamente como o poder do Evangelho toca e fortalece as pessoas. A bênção acompanha os batizados ao longo de suas vidas. Essa promessa é promissora e curativa, especialmente em tempos incertos”, apontou Kurschus. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending