Siga-nos!

igreja perseguida

Estado Islâmico reivindica responsabilidade por ataque a igreja na Turquia

Estado Islâmico reivindica ataque a igreja católica em Istambul e bispos pedem justiça.

em

Ataque à igreja Santa Maria em Istambul capturado por câmeras (Foto: Reprodução/X)

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou um ataque terrorista contra uma igreja católica romana em Istambul, Turquia, que resultou na morte de um homem muçulmano com deficiência mental. O ataque, ocorrido durante a Missa de domingo na Igreja Santa Maria, no bairro de Büyükdere, em Istambul, foi filmado por testemunhas, mostrando homens mascarados abrindo fogo.

Segundo Christian Today, a polícia turca prendeu dois homens, um russo e outro tajique, suspeitos de estarem envolvidos no ataque. O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, confirmou que ambos os suspeitos têm vínculos com o Estado Islâmico.

Nesse sentido, a vítima do ataque, Tuncer Cihan, 52 anos, era um muçulmano aleve, não um cristão, como afirmou o advogado da igreja. Ele foi morto enquanto participava da Missa de domingo. O prefeito do distrito de Sariyer confirmou que Cihan estava perto da entrada da igreja quando o ataque aconteceu.

Desse modo, o assessor político do presidente turco Erdogan, Akif Cagatay Kilic, declarou que “provocações como essa nunca serão toleradas em nosso país”. Logo, a conferência dos bispos turcos também condenou o ataque, pedindo por justiça e maior segurança para as comunidades religiosas.

Além disso, O Papa Francisco expressou sua solidariedade com a comunidade da Igreja de Santa Maria Draperis em Istambul, enquanto o número de católicos romanos na Turquia é de cerca de 25.000 pessoas.

Por fim, o governo turco afirmou que tem intensificado seus esforços contra o Estado Islâmico, detendo milhares de suspeitos desde o ano passado. Em janeiro, 25 pessoas foram presas sob alegações de planejarem ataques a igrejas e sinagogas.

Trending